Veto derrubado na 19° Legislatura garante exames preventivos de câncer de mama aos servidores públicos
28/08/2025
Projeto aprovado contou com apoio técnico da Sesau, profissionais de saúde e representantes do Sintrapp
A Câmara Municipal de Presidente Prudente derrubou um veto na atual Legislatura e garantiu a sanção da lei que garante aos servidores públicos de Presidente Prudente o direito à abono de ausência para a realização de exames de mamografia, esta lei contempla tanto mulheres quanto homens, uma vez que o câncer de mama pode atingir a população masculina, embora seja mais frequente em mulheres.
Com esta decisão, os vereadores reforçam mais uma vez o comprometimento com a promoção da saúde preventiva e o bem-estar do funcionário público. O prefeito aprovou a lei, reconhecendo sua relevância e necessidade de cuidado com os servidores.
Esta medida atende o elevado número de afastamento de servidoras por motivo de câncer de mama. Ao possibilitar a realização dos exames preventivos com direito a folga abonada, o Projeto de Lei visa estimular o diagnóstico precoce, ampliando chances de tratamento e cura.
O projeto de autoria dos vereadores Sara Lopes e Demerson Dias, com a aprovação dos demais vereadores , foi construído com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, profissionais da área e do Sintrapp, sindicato que representa os servidores públicos de Presidente Prudente.
__
Comunicação Institucional
Câmara de Presidente Prudente-SP