Vereadora pede liberação de área para construção de Centro Social no João Domingos Netto

10/10/2023

Na última segunda-feira (2), em sessão ordinária da Câmara Municipal de Presidente Prudente, a vereadora Nathalia Barbosa Gonzaga da Santa Cruz pediu a liberação de uma área no João Domingos Netto para a construção de uma Praça da Juventude e Longevidade/Centro Social/Centro Comunitário.

A parlamentar solicitou que o local possua biblioteca, campo de futebol de areia, quadra poliesportiva coberta, pista de caminhada, laboratório de informática, sinal de internet gratuito (Wi-Fi), sala de aula e salão multiuso, em área pertencente à municipalidade.

“O bairro possui hoje população estimada de 10 mil moradores, uma das maiores comunidades de Presidente Prudente, e grande parte da população é formada por jovens e adolescentes, que em sua maioria não dispõe de acesso gratuito ao lazer”, destacou.

Vale ressaltar que a mesma solicitação já foi realizada anteriormente através dos requerimentos N°0676/18 e N°05798/18, de 2021 e 2022, respectivamente. Em resposta, foi informado que seria realizado um estudo técnico para avaliar a viabilidade da obra.

Após o estudo, foi constatado que o pedido era inviável pois extrapolava" as competências e demandas habituais da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos - SOSP, e que seriam buscados recursos junto aos governos estadual e federal para realizar a obra.

Porém, a participante da Câmara afirmou que o deputado estadual Mauro Bragato irá destinar verba impositiva para a construção do centro social.

Ademais, a vereadora requisitou informações sobre a possibilidade de realizar anualmente, na semana do dia 27 de setembro, "Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos", a "Campanha de Estímulo a Doação de Sangue, Tecidos, Órgãos e outras Doações para Fins Humanitários" (CEDOA).

Nathalia Gonzaga explicou que a campanha seria realizada por meio de ampla publicidade de cunho educativo:

·         Por meio de peças publicitarias a serem inseridas nos veículos de comunicação em geral;

·         Por meio de peças publicitarias a serem inseridas nos veículos de comunicação do Governo de Presidente Prudente, de suas secretarias,

·         órgãos e autarquias, incluindo seus sítios na internet e nas redes sociais;

·         Por meio de cartazes, a serem fixados nos órgãos públicos;

·         Por meio de mensagens eletrônicas;

·         Campanhas educativas nas escolas municipais.

“No Brasil 1,8% da população doa sangue, enquanto a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 3%. Quanto à doação de órgãos, apesar da queda de 6% na lista de espera, de acordo com o Ministério da Saúde, são mais de 41 mil pessoas aguardando por um órgão”, declarou.

A parlamentar afirmou que “o transplante de órgãos é uma forma de salvar milhares de vidas e garantir maior bem-estar a muitas pessoas que vivem em condição de saúde delicada. Ao estimular que a doação se torne um habito entre a sociedade também reduzimos a sobrecarga no sistema de saúde”.

Nathalia Gonzaga ressaltou que o "Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos", celebrado em 27 de setembro no município, foi criado pela Lei n° 9.405/2017, de autoria do ex-Vereador Natanael Gonzaga da Santa Cruz.

Por fim, em seu último requerimento, a participante da Câmara cobrou informações sobre uma briga, em 20 de setembro de 2023, na Unidade Básica de Saúde "Dr. Ângelo Roberto Barbosa", no Jardim Guanabara.

De acordo com a vereadora, usuários e funcionários da UBS relataram uma briga dentro do local, entre um usuário da unidade de saúde e o esposo de uma funcionária.