Tupã participa de evento com secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima

20/05/2025

Tupã participa de evento com secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima

O estudo “Síntese das Potencialidades e Verticais Estratégicas de Priorização para o Desenvolvimento da Região Administrativa de Presidente Prudente” foi entregue ao secretário.

O prefeito de Presidente Prudente, Milton Carlos de Mello - Tupã, participou do evento realizado na sede do Ciesp, na manhã desta segunda-feira (19/025), com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima. O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedepp), Tiago Oliveira, também esteve presente.

Na oportunidade, Jorge Lima recebeu o estudo “Síntese das Potencialidades e Verticais Estratégicas de Priorização para o Desenvolvimento da Região Administrativa de Presidente Prudente”. O documento foi elaborado a pedido do secretário, que, em visita à cidade, em dezembro de 2023, solicitou a construção de um diagnóstico estratégico regional.

Com apoio do Sebrae-SP e patrocínio da UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), CIESP regional e do Grupo Lidera, o estudo foi desenvolvido por uma consultoria especializada, a Litz Estratégia e Marketing – Consultoria, Pesquisa e Conhecimento.

No encontro, o diretor da Litz, Mário Nei Paccagnam, apresentou a metodologia realizada e os principais resultados do relatório, que identificou quatro verticais estratégicas para orientar o desenvolvimento regional. São elas: tornar a região mais competitiva e atrativa para investimentos, com foco no agronegócio, empreendedorismo e na promoção da inovação; priorizar a sustentabilidade, o turismo, a infraestrutura urbana e os serviços públicos essenciais, como segurança e saúde; transformar a região como referência em educação e inovação, qualificando a mão de obra e incentivando novas tecnologias; e, por fim, valorizar a gestão eficiente e transparente, com participação social e melhoria dos processos administrativos.

Para chegar nesses resultados, Paccagnam explicou que o estudo contou com consultas, reuniões, análise de bases de dados secundários, estudos de casos e outras fontes, o que permitiu consolidar tais potencialidades regionais, cada um com ações organizadas por prazos de execução (curto, médio e longo) e possibilidades de articulação com as esferas municipal, estadual e federal.

Como ressaltado pelo presidente regional do Ciesp, Itamar Alves de Oliveira Jr., o estudo levou pouco mais de um ano para ser concluído e traz diretrizes que refletem a realidade da região. “A partir de agora, com o apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, o objetivo é transformar esse diagnóstico em um plano de ação concreto, com diretrizes claras para impulsionar o desenvolvimento regional’, afirmou.

Jorge Lima apresentou um plano de desenvolvimento regional com ações de curto, médio e longo prazo, destacando os avanços dos últimos dois anos, como o crescimento de 7,6% do PIB, 18,5% na arrecadação e 11,5% na abertura de empresas.

Em sua fala, salientou que a região tem um potencial extraordinário, e que precisa ser reconhecida e trabalhada com inteligência estratégica e uma boa governança. “Não somos, de forma alguma, a segunda mais pobre do Estado”, alertou. Ao comentar sobre o planejamento entregue, o secretário elogiou o trabalho. “A partir desse planejamento, vamos criar uma linha do tempo e pretendo, a cada três meses, vir à região para fazer um balanço real do progresso”, assegurou Jorge Lima. “Turismo, agronegócio e outros setores mostram o quanto esta região pode crescer, desde que haja união de esforços e foco em resultados”, pontuou.

O prefeito Tupã parabenizou todos os envolvidos pela conclusão do estudo, que vai nortear as ideias a serem colocadas em práticas no oeste paulista e ressaltou a importância de todos os líderes, prefeitos e prefeitas, aderirem.

“O material traz muitos conteúdos referente ao poder público, quais as necessidades, o que nosso público quer, nossas mulheres, nossos jovens. É um material muito precioso para o desenvolvimento de políticas públicas e para garantir o desenvolvimento da nossa região”, afirmou Tupã.

Tiago Oliveira, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, reforça que esse estudo vai nortear os próximos passos que caminha para o desenvolvimento econômico de Prudente e região, que devem ser implementadas a curto, médio e longo prazo. “Agora, partiremos para a prática”, afirmou o secretário.

(Com colaboração AI UEPP)

 

Foto: Raphael Marquezi