‘Territórios do Comum’ traz programação com soluções sustentáveis e cultura caipira ao Sesc Thermas

03/06/2025

‘Territórios do Comum’ traz programação com soluções sustentáveis e cultura caipira ao Sesc Thermas

Projeto promove agroecologia e fortalecimento das redes comunitárias. Todas as ações são gratuitas e abertas ao público em geral.

 

Com mais de 170 atividades programadas em todo o estado entre os dias 4 e 15 de junho, o Sesc São Paulo realiza a 3ª edição do projeto em rede Territórios do Comum. Em Presidente Prudente, o Sesc Thermas integra a iniciativa com ações educativas que valorizam saberes populares, práticas sustentáveis e o cuidado com o território.

Entre os destaques da programação local estão o curso “Saúde no Solo”, o bate-papo “Relatos da Roça: resgatando saberes caipiras” e uma vivência para revitalização de área verde Centro Comunitário do bairro Jequitibá II. Todas as atividades são gratuitas.

A programação do projeto, em Presidente Prudente, inicia com o curso Saúde no Solo: Agroecologia e Sabedoria Popular, ministrado pelo agrônomo e educador Oliver Blanco, nos dias 7, 8, 21 e 22 de junho, no Sítio São João, no qual o participante pode experienciar uma imersão teórica e prática em técnicas de agricultura regenerativa, bioinsumos e conservação da biodiversidade, fortalecendo a autonomia produtiva e o vínculo com a terra.

As inscrições para atividade são gratuitas e estão abertas pelo app Credencial Sesc SP, site sescsp.org.br/prudente ou presencialmente no Sesc, mediante agendamento.

No sábado, 14/6, no Quintal do Sesc Thermas, às 9h30, acontece a tradicional Feira de Pequenos Produtores, reunindo agricultoras, agricultores e artesãos da região em uma ação que aproxima o campo da cidade por meio da economia, oferecendo produtos como hortaliças, queijos, pães, biojoias, diversos tipos de plantas entre outros produtos.

Durante a feira, às 10h, o bate-papo Relatos da Roça: Resgatando Saberes Caipiras convida a trabalhadora rural Margarida Cordeiro, a agricultora Renata

Ninello e o agrônomo Oliver Blanco para compartilharem histórias e vivências que celebram a cultura caipira e sua relação profunda com a terra e os ciclos naturais.

Esta manhã é finalizada com música, às 11h30, com a apresentação da dupla Chapéu de Paia & Araminho, que convida o grupo Catira dos Primos de Ribeirão Bonito para um encontro de modas de viola e causos que exaltam a tradição caipira e a identidade popular do interior paulista.

Encerrando a programação do projeto Territórios do Comum, no domingo, 15/6, às 9h, tem a vivência Jardim Agroecológico do Centro Comunitário Jequitibá II, cuja proposta é a revitalização da área verde do bairro, em parceria com o Coletivo Saruê de Agroecologia e a Associação de Moradores do Jardim Jequitibá II.

A atividade propõe a criação de um espaço coletivo com plantas comestíveis, medicinais e aromáticas, estimulando o contato com a natureza e os vínculos comunitários.

TERRITÓRIOS DO COMUM

O projeto articula diversas áreas do Sesc - como Educação para Sustentabilidade, Acessibilidade, Valorização Social e Turismo Social - a partir de ações educativas que valorizam experiências comunitárias, saberes locais e iniciativas sociais.

Em cada edição, uma linha temática orienta as atividades com base em mapeamentos realizados pelas unidades, promovendo reflexões sobre os territórios como espaços vivos e construídos coletivamente.

Nesta edição, o tema é Resiliência e Regeneração para Cidades e Comunidades Sustentáveis, em diálogo com a ODS 11 da ONU. A proposta busca inspirar soluções que contribuam para a adaptação da sociedade diante das mudanças climáticas, promovendo cidades mais seguras, inclusivas e ambientalmente equilibradas, além de incentivar a restauração de ecossistemas e a construção de um futuro mais justo e sustentável.

"Este projeto busca promover o exercício da cidadania em sua dimensão mais ampla, fomentando a participação ativa das pessoas na dinâmica coletiva, política e cultural de seus espaços de pertencimento, propondo reflexões sobre modos de vida mais sustentáveis, justos e acessíveis”, descreve Luíz Deoclecio Massaro Galina, diretor do Sesc São Paulo.

“Dessa forma, reafirmamos nosso compromisso com a busca constante pela melhoria da qualidade de vida, ao promover o engajamento comunitário e o olhar crítico sobre os territórios onde se vive, fomentando modos de existência nos quais a

equidade e a justiça social sejam condições concretas e articuladas com os desafios contemporâneos”, completa.

SERVIÇO

Sesc Thermas de Presidente Prudente