Prudente inicia vacinação dos profissionais da Atenção Básica contra a dengue
09/02/2026
Nesta primeira fase, estão sendo imunizados os profissionais entre 50 e 59 anos, tendo em vista a quantidade limitada de doses disponível e o público-alvo da campanha
A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente (Sesau) iniciou nesta segunda-feira (09/02) a vacinação de profissionais de saúde da atenção básica contra a dengue com o imunizante Butantan-DV, desenvolvida pelo Instituto Butantan.
Nesta primeira fase, estão sendo imunizados os profissionais entre 50 e 59 anos, tendo em vista a quantidade limitada de doses disponível e o público-alvo da campanha, que foi definido pelo Ministério da Saúde.
De acordo com a secretária Municipal de Sáude, Adriana Vitório, que acompanhou as primeiras vacinas aplicadas na ESF Vila Marcondes, Prudente recebeu cerca de 400 doses, portanto, as imunizações acontecerão respeitando a faixa etária.
A prioridade será para os servidores mais velhos, de 50 a 59 anos, seguindo para os de 40 a 49 anos, 30 a 39 anos e assim sucessivamente.
ESF Vila Marcondes
A ESF Vila Marcondes - Dr. José Cupertino D’Arce tem oito profissionais contemplados na primeira fase da campanha. Já nas primeiras horas da manhã, três foram imunizados: Mônica Trevisan
Adriane Santana e Elder Franco.
Butatan-DV
Desenvolvida pelo Instituto Butantan, a vacina é a primeira do mundo em dose única e que induz proteção contra os quatro sorotipos da dengue. Para o início da campanha, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) enviou 99 mil doses ao Estado. A estimativa é que cerca de 216 mil profissionais da atenção básica sejam imunizados ao longo da ação.
A estimativa é que cerca de 216 mil profissionais da atenção básica, entre médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, sejam imunizados ao longo da ação.
Foto: Ananias Pinheiro