Projeto FestA! traz a Prudente atividades gratuitas que celebram saberes tradicionais e tecnologias contemporâneas
08/07/2025
Programação do Sesc Thermas valoriza cultura indígena e jogos afrocentrados, além de ensinar sobre produção audiovisual e técnicas fotográficas.
Em julho, o Sesc São Paulo realiza a oitava edição do FestA! - Festival de Aprender, com atividades em 43 unidades no estado. No Sesc Thermas de Presidente Prudente, as ações ocorrem entre os dias 10 e 13. As ações fomentam encontros que articulam artes visuais, saberes tradicionais e experimentações tecnológicas, criando ambientes de construção de identidade, comunidade, redes de afeto e trocas de conhecimentos.
Nos dias 10 e 11/7 (quinta e sexta), o fotógrafo Gustavo Castellon conduz o curso Foto em Movimento: Light Painting e Fotografia Estroboscópica, no Quiosque da unidade. Os participantes podem experienciar teoria e prática dessas duas técnicas fotográficas utilizando como cenário as ações esportivas do Sesc Thermas.
A proposta é registrar o movimento humano por meio da luz, proporcionando os efeitos visuais da longa exposição e dos flashes de alta velocidade. O curso ocorre das 18h30 às 21h30 e as inscrições são on-line.
Na sexta (11/7), às 19h, o bate-papo Aprender Brincando: Compartilhando Perspectivas Indígenas reúne os educadores Awa Djerowewedju (Guarani-Nhandeva) e Kitche-rã (Kaingang), e o pesquisador Gabriel Pereira.
O encontro aborda o brincar como forma de aprendizagem nos povos indígenas, compartilhando vivências da Terra Indígena Vanuíre, localizada em Arco-Íris (SP), e do Museu das Culturas Indígenas, com foco na integração entre cultura, natureza, história e raciocínio. A atividade ocorre na Área de Convivência, com participação gratuita.
Já no sábado e domingo, 12 e 13/7, o Bosque do Sesc Thermas é tomado por jogos, oficinas e vivências criativas. Uma delas é a oficina Jogos Afrocentrados, com as pedagogas Evelyn Mayra e Camila Regina, que apresentam ao público jogos de tabuleiro tradicionais da África e de povos indígenas, como “mancala”, “yoté” e “morabaraba”. As sessões ocorrem das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30, com empréstimo e mediação dos jogos.
Ainda no Bosque, ocorre a competição interativa Imagem Oculta: Obras de Arte, com o coletivo Asterdomus. Em grupos, os participantes tentam adivinhar a imagem projetada quadro a quadro em uma sala escura, usando botoeiras para “bater o botão” e responder. As sessões de 30 minutos ocorrem das 11h às 12h30 e das 15h às 17h30, com senhas distribuídas no local.
Na Quadra Esportiva, a experiência Gol de Placa: Chroma Key te Leva ao Estádio, com Claudio Oliveira e Matheus Maturano, utiliza a tecnologia de cinema para inserir os participantes em cenas históricas do futebol.
Cada pessoa grava um vídeo chutando ao gol e comemorando como craque em um estádio lotado, com direito à narração original. A ação acontece das 11h30 às 12h30 e das 15h30 às 16h30, com senhas distribuídas 30 minutos antes.
Para quem curte colocar a mão na massa, a oficina Confecção de Cornhole, com o Ateliê Mundo Imaginário, ensina a construir e personalizar uma versão compacta do tradicional jogo do saquinho de milho. Ao final da atividade, cada participante poderá levar seu jogo para casa. A oficina será realizada no Quiosque, das 14h30 às 16h, com senhas distribuídas 30 minutos antes.
Fechando a programação do FestA!, a vivência Ninmangwá Djagwareté: Brincadeira da Onça ocorre no Quintal, às 16h, conduzida pelos educadores indígenas Awa Djerowewedju e Kitche-Rã. A ação propõe a experiência de um jogo tradicional Guarani que envolve estratégia, tomada de decisão e conexão com a natureza. A participação requer senhas, distribuídas 30 minutos antes.
“O Festival de Aprender, em sua realização anual, reforça o compromisso do Sesc com a educação não formal e com o estímulo à criatividade como forma de expressão, descoberta e convivência. Ao promover atividades que unem tradição e inovação, o projeto valoriza o fazer artístico como caminho de aprendizado e prazer, incentivando a experimentação e o compartilhamento de saberes entre diferentes gerações. É por meio dessas vivências significativas que fortalecemos o vínculo entre cultura, educação e cidadania”, afirma Luiz Galina, diretor do Sesc São Paulo.
SERVIÇO
Sesc Thermas de Presidente Prudente