Presidente Prudente avança em desenvolvimento e se destaca no ranking do IFDM 2023

14/05/2025

Presidente Prudente avança em desenvolvimento e se destaca no ranking do IFDM 2023

O IFDM avalia o desempenho dos municípios brasileiros em três áreas fundamentais: Educação, Saúde e Emprego & Renda

O município de Presidente Prudente apresentou avanços importantes em indicadores sociais e econômicos, segundo os dados mais recentes do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgados em 2023. A cidade alcançou um índice geral de 0,8490, considerado desenvolvimento alto segundo a metodologia da Firjan — que classifica como alto todo resultado acima de 0,8 ponto.

O IFDM avalia o desempenho dos municípios brasileiros em três áreas fundamentais: Educação, Saúde e Emprego & Renda. Entre esses, o melhor desempenho prudentino foi em Emprego & Renda, com um índice de 0,9233, acima da média e em patamar considerado de excelência. A Educação também apresentou resultado expressivo, com 0,8327. Já a Saúde, apesar de manter um bom patamar, foi o único indicador classificado como desenvolvimento moderado, com 0,7910 — ligeiramente abaixo da faixa de desenvolvimento alto.

Na série histórica, Presidente Prudente vem mantendo uma trajetória de crescimento. Em 2013, o município tinha um índice de 0,7695, subindo de forma consistente até atingir os atuais 0,8490 em 2023.

No ranking geral do IFDM entre os municípios brasileiros, Presidente Prudente ocupa a 45ª posição no país e a 28ª no Estado de São Paulo, figurando entre os 30 municípios paulistas com maior desenvolvimento segundo os critérios da Firjan. A cidade aparece próxima de importantes polos urbanos como São José dos Campos (44º) e Campinas (35º).

“Os dados consolidam a nossa cidade como referência regional no que diz respeito à qualidade de vida, oferecendo oportunidades de acesso ao trabalho, à educação e a serviços públicos. Seguimos empenhados em manter a tendência de elevação desses índices, buscando avançar em áreas importantes, como saúde e educação”, declarou o prefeito Milton Carlos de Mello “Tupã”.