Prefeitura, OAB, Unimed, Ciop, Comitê e Conselho firmam parceria para de combate à dengue

11/01/2024

No encontro, foram traçadas estratégias de prevenção, de conscientização à população, mutirões e campanhas.

A Prefeitura de Presidente Prudente segue em busca de ações e parceiros para a promoção de iniciativas de prevenção e combate à dengue. Nesta quinta-feira (11/01) aconteceu mais uma reunião, realizada no gabinete do Paço Municipal, que contou com a presença de representantes da administração municipal, da OAB, Unimed Prudente, Ciop, Prudenco, Comitê da Dengue e Conselho Municipal de Saúde.

No encontro, que traçou estratégias de prevenção, de conscientização à população, mutirões e campanhas, estiveram presentes o prefeito Ed Thomas, o presidente OAB Prudente, Wesley Cotini, o coordenador de marketing da Unimed Prudente, Luis Fante, o diretor executivo do Ciop, Cláudio Monteiro, o presidente do Comitê de Combate à Dengue, Carlos Rocha Santana (Kal), o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valdinei Wanderley da Silva, dos secretários Municipais de Meio Ambiente (Semea), Fernando Luizari, e de Saúde (Sesau), Breno Erbella Casari, e de Obras e Serviços Públicos (Sosp), Mateus Grosso, do assessor de secretaria da Semob, Ademir de Luna, e do diretor administrativo da Prudenco, Mauri Guarizi.

Durante a reunião, foram tratadas ações de conscientização e campanhas voltadas à população, já que a maioria dos focos são encontrados nas residências, além do descarte irregular de resíduos sólidos, um dos principais problemas da atualidade, iniciativas que contarão com apoio de todos os órgãos envolvidos. Também serão realizados mutirões de nos pontos mais necessitados.

Conforme o presidente OAB Prudente, Wesley Cotini, a dengue é um problema de todos, que precisa do apoio de toda a sociedade, principalmente da consciência da população, já que 80% dos focos são encontrados nas residências.

“A dengue não deve ser tratada como um problema de interesse político, nem partidário. É uma doença séria, que precisa do trabalho e colaboração de todos”, afirmou Cotini.

Breno Erbella Casari, secretário municipal de Saúde, apresentou os dados sobre a dengue no cenário atual, que mostram os bairros mais críticos da cidade em relação à dengue: Jardim Humberto Salvador, Vale do Sol e Ana Jacinta.

De acordo com Casari, a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) efetuou uma limpeza recente no Humberto Salvador, local de maior indecência atualmente.

Atualmente, a equipe da VEM também está realizando o primeiro levantamento do Índice Breteau de 2024, com o objetivo de monitorar a proliferação da dengue na cidade e para definir a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento, entre eles o Aedes aegypti.

O prefeito Ed Thomas agradeceu a parceria e colaboração de todos os órgãos e afirmou que ações de prevenção são muito importantes para o cenário de 2023 não se repita. “Para isso, a colaboração da população é imprescindível”.

 

Foto: Rodolfo Viana