Prefeitura e Unoeste renovam parceria de apoio ao esporte paralímpico

21/12/2023

Documento relativo a 2024 é assinado junto à Apop em cerimônia marcada pela alegria e emoção dos participantes

A Prefeitura de Presidente Prudente e a Unoeste renovaram a parceria para o apoio à Associação Paradesportiva do Oeste Paulista (Apop), referente à temporada 2024. O documento de manutenção foi assinado em cerimonia na manhã desta quarta-feira (20/12), no Espaço Cultural Professor Agripino Lima, no campus 1 da universidade, pelo diretor geral da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), mantenedora da Unoeste, Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima, e pelo presidente da Apop, Eduardo dos Santos Pereira.

Também estiveram presentes o secretário Municipal de Saúde (Sesau), Breno Erbella Casari, a treinadora da equipe de natação paralímpica, Micheline Cardoso Pereira, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, além dos atletas que integram a associação.

Em pronunciamento, o presidente disse que desde a criação da Apop, em 2017, o esporte paralímpico de Presidente Prudente tem alcançado resultados expressivos. Para ele, a parceria da Unoeste é algo de valor imensurável. “Ter parceria de uma universidade como a Unoeste é muito importante para a gente”, afirmou.

O Dr. Cesar comentou que estava emocionado com a importância e relevância da parceria, em poder contribuir para que os paratletas possam treinar e competir em excelente nível.

Para o médico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e secretário municipal de Saúde, Dr. Breno Luís Erbella Casari, o apoio da Unoeste é hoje a parceria de maior valor, incluindo ainda todo aparato da estrutura universitária e dos recursos humanos. Egresso da turma de 2002, disse ter a Unoeste como a sua segunda casa.

Aparato de infraestrutura

Motivado pelo trabalho da Apop e pela aplicação e qualidade dos paratletas, Dr. Cesar anunciou desconto de 60% para quem quiser fazer o curso de Educação Física. Algo que foi recebido com entusiasmo e agradecimento de todos. O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi lembrou que a missão da Unoeste contempla a responsabilidade social e que esse compromisso tem sido traduzido em ações de ensino, pesquisa e extensão.

O pró-reitor comentou que existem várias práticas favoráveis às pessoas com algum tipo de deficiência e que a continuidade da parceria com a Apop reforça o comprometimento da Unoeste com questão de inclusão e de acessibilidade.

Marca Unoeste na camiseta

A treinadora da equipe de natação paralímpica, Micheline Cardoso Pereira, egressa do curso de Educação Física, falou que o conhecimento adquirido na Unoeste tem possibilitado desenvolver um bom trabalho. Assim que o documento foi assinado, o Dr. Cesar recebeu e vestiu a nova camiseta da Apop, com o brasão de Presidente Prudente e a marca da Unoeste. A entrega foi feita pelo presidente Eduardo já ao final de cerimônia marcada pela alegria e emoção.

Dentre os presentes estiveram o coordenador municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Carlos Augusto de Carvalho Filho; o diretor da Apop Fernando Kato Deltrejo; o coordenador do curso de Educação Física, Marcelo Crepaldi; o diretor da Faculdade de Ciências da Saúde e coordenador o curso de Fisioterapia, Carlos Eduardo Assumpção de Freitas; o coordenador do Departamento de Educação Física, Marcel Marangoni; o coordenador de Segurança, major Torchi Duro; e a coordenadora da Rede de Bibliotecas Unoeste e do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), Regina Silingovschi. 

 

(Com colaboração AI Unoeste)