Prefeitura e Unoeste entregam prêmios aos participantes do Mutirão do Lixo Eletrônico

22/06/2026

 

Foram entregues 10 bicicletas e 8 smartphones, doados pelos parceiros, Unoeste e TIM

A Prefeitura de Presidente Prudente, em parceria com a Unoeste e a ABREE, realizaram a entrega dos prêmios aos sorteados que participaram do Mutirão do Lixo Eletrônico 2026. Os ganhadores foram recebidos na manhã desta segunda-feira (22/06), no Campus 1 da Apec (Associação Prudentina de Educação e Cultura), pelo diretor geral da Unoeste, Augusto César de Oliveira Lima, e pelo vice-prefeito, José Osanam, que representou o prefeito, Milton Carlos de Mello – Tupã.

O secretário da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (Setec), Helton Sapia, também acompanhou a entrega das premiações, além do coordenador do curso de bacharelado em sistemas de informação, Haroldo Alessi, do pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Adilson Guelfi, e do pró-reitor acadêmico, José Eduardo Creste.

Também estiveram presentes os ganhadores das 10 bicicletas e dos 8 smartphones, doados pelos parceiros, Unoeste e ABREE (em parceria com a TIM). Os ganhadores das bicicletas: Ronaldo Toshio Tateisi, Marcos Roberto Cresciulo, Júlia da Silva Santos, Renato Paião, Luana Dutra de Carvalho, Rebeca Caetano, Célio Fernandes, Milton Mendes da Silva, Marcelo Gonçalves, Rita de Cássia Lima Já os contemplados com smartphones foram: Márcio Ribeiro, Adilson Nishimura, Osvaldo de Lima Bonfim, João Vitor, Roberto Miabayashi, Maurício Cuzati, Nilvaldo e Míriam Rodrigues da Silva.

Na edição de 2026, realizada em 13 de junho, dia de muita chuva, garantiu o recolhimento de 33 toneladas de equipamentos eletrônicos, que receberão destinação ambientalmente adequada por meio da ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos).

O secretário da Setec, Helton Sapia, contou que com a edição de 2026, considerando, desde a primeira, em 2009, Prudente atingiu a marca de 900 toneladas de materiais eletrônicos destinados corretamente. “Agradecemos a parceria da Unoeste, que está conosco desde a primeira edição, e agradecemos as milhares de pessoas que participaram, colaborando para que esses materiais tivessem um destino correto. Apesar de todas as situações adversas que tivemos por conta da chuva, nós pudemos contar com a disposição dos alunos e a vontade de continuar o trabalho voluntário, e principalmente, à disposição de vocês, que acharam um tempinho no dia e compareceram, permitindo que a gente pudesse promover a reciclagem de forma ambientalmente correta”.

Em nome da Unoeste, Adilson Guelfi comentou sobre a parceria de longa data entre a Unoeste e a Prefeitura. “As ações desenvolvidas no mutirão são de responsabilidade social e ambiental, com a participação dos nossos alunos de graduação, demonstrando na prática o compromisso que carregam. A presença deles foi fundamental e merece destaque, pois reflete a missão da Unoeste de formar cidadãos comprometidos com a transformação da sociedade, por meio da responsabilidade social e ambiental”.

Além da doação dos prêmios, a Unoeste colabora com a destinação dos voluntários no dia do evento, que são alunos dos cursos de tecnologia da universidade, mais de 100, que ajudam na operacionalização e coleta dos materiais.

O vice-prefeito, José Osanam, parabenizou a todos pela iniciativa. “Vamos imaginar que se essas 33 toneladas de equipamentos não fossem entregues para serem descartadas da maneira correta, qual seria a consequência para o meio ambiente? Então, parabéns a vocês, que aqui estão e representam as milhares de pessoas que fizeram a entrega”.

Morador de Montalvão, o munícipe Ronaldo Toshio Tateisi, um dos ganhadores da bicicleta, contou que participa do mutirão há cerca de 10 anos, desde antes da coleta passar pelos distritos. “Eu tenho muito cuidado com o meio ambiente. Moro no sítio e sofro com o descarte irregular das pessoas que não têm consciência. Espero o ano todo, armazeno os materiais e deposito na data dos mutirões. Agora, com o caminhão passando nos distritos, está ainda melhor. Fiquei surpreso e grato com o prêmio”.


 

Foto: Mariana Padovan