Prefeitura e Governo do Estado promovem mutirão de testagem para assistidos no Centro POP
21/05/2025
Prefeitura e Governo do Estado promovem mutirão de testagem para assistidos no Centro POP
Foram realizados testes rápidos para detecção de HIV e sífilis, que detectaram quatro positivos.
A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau)/Ambulatório Médico Municipal, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, promoveram na manhã desta quarta-feira (21/05), no Centro POP, um mutirão de testagens para atender pessoas em situação de rua.
Na ação, intitulada #PartiuPrevPerifa, foram realizados testes rápidos e autotestes para detecção de HIV e sífilis, além da distribuição de panfletos e insumos de prevenção, como preservativos.
De acordo com o balanço da Sesau, 54 testes foram efetuados no local, que confirmaram 4 positivos para a sífilis. O coordenador do Programa DST/Aids, Jefferson Saviolo, explica que esses pacientes serão submetidos a outros tipos de testes no Ambulatório, para saber se a sífilis está ativa ou não.
Com os testes e o diagnóstico das infecções sexualmente transmissíveis, é possível iniciar o tratamento, realizado em Prudente pela equipe do Ambulatório Médico Municipal, onde funciona o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento). O tratamento adequando garante qualidade de vida ao paciente, sendo capaz tornar o HIV indetectável, ao ponto de não ser mais transmitido por via sexual.
A população em geral e para quem possui sinais e sintomas de infecção sexualmente transmissível (IST), que desejam realizar o teste, a equipe está disponível na sede do Ambulatório, localizado na Avenida Coronel José Soares Marcondes, Nº 2.357. Para mais informações, o telefone de contato é o (18) 3221-1366.
Saviolo explica que a testagem pode ser realizada em diferentes situações, como durante a gestação, após uma exposição às ISTs e HIV, na presença de sinais ou sintoma de IST e quando há interesse de conhecer o estado sorológico.
Presidente Prudente é referência no combate às ISTs, tanto em nível estadual, quanto no nacional. Em 2024, ficou na terceira posição como o município que mais realizou testes rápidos para as doenças, perdendo apenas para a capital São Paulo e para São José do Rio Preto, que possuem populações muito maiores.
O CTA agora funciona das 7h30 às 11h e das 13h às 16h. Nas quartas e sextas, o CTA fica aberto ao público em geral apenas no período da manhã, das 7h30 às 11h, pois o período da tarde é exclusivo para atendimento aos pacientes que já iniciaram o tratamento.
Ação no SAPRU
Também nesta quarta-feira (21/05) as equipes prestarão os mesmos serviços aos acolhidos pelo Sapru - Serviço de Acolhimento para Pessoas em Situação de Rua, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), das 18h30 às 22h.
Foto: Ananias Pinheiro