Prefeitura de Prudente inaugura serviço de atendimento por telemedicina

27/05/2021

A prefeitura de Presidente Prudente, por meio da secretaria Municipal de Saúde (Sesau), inaugurou o serviço de telemedicina, que é mais uma iniciativa da administração Ed Thomas como medida de enfrentamento à pandemia. O primeiro atendimento aconteceu nesta quinta (27), no prédio do Programa DST/Aids, primeiro local onde foi implantado. A paciente, que preferiu não ser identificada, foi consultada pela médica infectologista, Maria Cristina Silva de Lima Dantas. Este é o primeiro serviço de telemedicina municipal de toda a região.

O ato de inauguração contou com a presença do prefeito Ed Thomas, do secretário Municipal de Tecnologia Helton Sapia, do secretário adjunto e do assessor de secretaria da Sesau, Marco Aurélio Lucio e Jefferson Saviolo, respectivamente.

O telesserviço inclui medicina, psicoterapia e enfermagem. De início, será destinado a pacientes assistidos no DST/ Aids. Posteriormente, será estendido a ESF São Pedro e UBS Parque Cedral.

De acordo com Saviolo, a telemedicina evitará o deslocamento do paciente à unidade de saúde, diminuindo a circulação de pessoas e aglomerações. O paciente receberá o aviso da consulta e um link por meio do Whatsapp,que o direcionará a uma sala virtual.

Saviolo também explica que a assistência remota não se aplica a primeiros atendimentos. “Será para retornos e acompanhamentos, nos casos de pacientes já estáveis”.

Segundo a infectologista, o serviço garante segurança aos pacientes e também à equipe, sem perder a qualidade. “A telemedicina já é uma realidade e veio para ficar”, declarou.

O prefeito Ed acompanhou a primeira consulta e agradeceu a paciente pela disponibilidade. “Será um serviço de responsabilidade, prestado por profissionais de qualidade. É a tecnologia a serviço dos nossos munícipes. Mais uma medida de enfrentamento a esse momento tão difícil”.