Participação em feiras com apoio do Sebrae-SP gera oportunidades de negócio para empreendedores da região
11/08/2025
Expositores da 6ª edição da Batatec, subsidiados pelo Sebrae-SP, destacam superação de expectativas quanto a oportunidades e faturamento
A participação em feiras tem se mostrado uma estratégia eficaz para impulsionar pequenos negócios, gerando conexões e visibilidade. Com apoio do Sebrae-SP, 12 expositores da região participaram da 6ª edição da Batatec – Feira Tecnológica da Batata-doce, no fim de julho, garantindo estrutura e suporte especializado.
Os expositores realizaram cerca de 919 atendimentos, fecharam 349 negócios e faturaram mais de R$ 30 mil. Além disso, empresários destacaram que o evento abriu portas para parcerias e vendas futuras.
“Expor na Batatec já tem um diferencial. E no espaço do Sebrae-SP trouxe mais credibilidade e valor, bons contatos e vendas significativas. Conheci produtores que foram conhecer meus produtos e possivelmente revender”, conta Lucimara Augusto Pinto, proprietária da Danega conservas e temperos.
Já Marcos Rosa, da DJI Drones Agrícolas, elogiou o ambiente da feira e a importância dos contatos que fez. “Os resultados vão muito além dos negócios. Tudo é muito bom, desde a estrutura física, a localização, o tamanho da feira, o clima amistoso entre os expositores e a interação com o público. Alinhavei um bom negócio e fiz contatos para parcerias.”
Para o gerente regional do Sebrae-SP, José Carlos Cavalcante, participar de feiras amplia a visibilidade dos pequenos negócios. “Apoiamos empreendedores em eventos de grande destaque na região, como foi o caso da Feicorte e da Batatec, reafirmando nosso compromisso com os pequenos negócios e promovendo conexões que geram resultados concretos”.
Experiências durante a feira
Segundo os organizadores, mais de 80 mil pessoas passaram pelo evento, que atraiu visitantes de diversos municípios e estados, garantindo visibilidade para os expositores.
Isabel Castanha, da Latitude 21 Frutos Nativos, ressaltou o impacto do apoio. "Temos tanto apoio técnico na gestão, como condição acessível para participar. O Sebrae-SP valida a proposta do pequeno empreendedor e, muitas vezes, o que ele precisa é que alguém acredite nele", destacou.
Alguns aproveitaram o evento para inovar. Haide Dias, da Licor’Arte, por exemplo, criou um licor de batata-doce especialmente para a feira, durante a sua primeira participação. O produto fez sucesso e segue no catálogo até hoje.
A artesã Eloiza de Alencar, da Casa do Artesão, participou pela segunda vez e contou, durante a feira, sobre a oportunidade, desta vez com o Sebrae-SP. “Gostamos de fazer e ampliar contatos. O networking que fazemos aqui é muito importante", afirmou.
“Os resultados acontecem durante e depois das feiras, com ações proativas. Durante uma feira são feitos inúmeros contatos, por exemplo, que não devem ser perdidos, garantindo a continuidade do trabalho de negociação após o término do evento”, finaliza Cavalcante.