Mãe de relator do regimento fala da importância do Parlamento Jovem

05/01/2024

Encontro na manhã desta sexta-feira celebrou primeiro ano de instalação da Escola do Legislativo

 

Durante encontro que celebrou o primeiro ano de instalação da Escola do Legislativo “Vereadora Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima”, a mãe do vereador jovem Matheus Campos Maciel, relator da Comissão de Sistematização do Regimento Interno do Parlamento Jovem, Jacinara Moreira Campos, falou sobre a importância da escola e do programa para os jovens e os pais.

“Foi bom pra gente conhecer o trabalho de vocês, porque passa na televisão e as pessoas falam “esse povo não faz nada!”; é essa a mentalidade do povo, não conhece, e a gente aqui vê que é totalmente diferente”, ponderou.

De acordo com a mãe, ao conhecer o trabalho dos membros da Casa de Leis Prudentina, a família adquiriu um “carinho pelos vereadores”. “Agora vamos poder divulgar [o que ocorre na Câmara], que não é desse jeito [que as pessoas pensam], que tudo tem um caminho a ser seguido”, declarou sobre o processo legislativo e as ações do poder público.

Durante uso da palavra, o presidente da Casa de Leis, Tiago Oliveira, atestou que a Escola do Legislativo surgiu para dar amplitude no trabalho do vereador. “A Câmara não é só pra ficar cheia quando tem projetos polêmicos, a Câmara tem que ficar cheia quando tem coisas produtivas, quando tem informação”, afirmou.  

Para o vereador William Leite, a escola do Legislativo “trouxe paz, pessoas novas, ideias novas, é uma fonte do saber desconhecido, que ainda estamos explorando”, declarou.

Estiveram presentes o presidente da Casa de Leis, vereador Tiago Oliveira; a primeira secretária da Mesa Diretora, vereadora Nathália Barbosa Gonzaga; a vice-presidente, vereadora Professora Joana D’arc; e o diretor presidente da Escola do Legislativo, vereador William Leite.

O encontro também contou com membros da 1° Legislatura do Parlamento Jovem, como o presidente, Willian Napoli; o relator da comissão de sistematização, Mateus Campos Maciel; e a vice-presidente, Ana Laura Campos Galindo. Além da coordenadora de Monitoramento e Avaliação da Educação Básica no Ministério da Educação (MEC), Isabela Marinho Menezes.

Na ocasião, também foi anunciado o calendário prévio de ações da Escola do Legislativo “Dona Ana” em 2024. A leitura do texto foi feita pelo diretor presidente, vereador William Leite, que foi interpretado em Língua Brasileira de Sinais (Libras) por Isabela, que é servidora de carreira do Instituto Federal – Campus Presidente Epitácio, cedida para Ministério da Educação.