Inova Prudente recebe visita de representantes do Instituto Federal de São Paulo

27/09/2018

 

 

A Fundação Inova Prudente recebeu nesta quinta-feira (27/09) a visita do diretor-executivo da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia do IFSP (Instituto Federal de São Paulo), a Inova IFSP, e do assessor da reitoria do instituto, Alexandre Chahad e Eder Sacconi, respectivamente.

De acordo com Alexandre, a intenção da visita foi conhecer a iniciativa em Presidente Prudente, a qual deixou ele e Eder impressionados com a grandeza e abrangência do projeto. “Acreditamos que será referência para todo estado de São Paulo”, enalteceu, acrescentando que iniciativas no empreendedorismo e inovação produzem estímulo a inserção no ecossistema.

“O IFSP será um indutor de empreendedorismo e inovação em todos os seus campus, criando incubadoras e espaços maker. Nos locais onde essas estruturas já existem, iremos tentar nos associar a elas e participar ativamente da gestão dos espaços e em iniciativas de atração de público com eventos, treinamentos, cursos de capacitação entre outros”, disse, complementando que estão estimulando os alunos do Campus de Birigui a participarem do Hackathon Prudente – Varejo e Turismo.  

O diretor-executivo elogiou também o Inova Kids, que segundo ele leva a educação das crianças a sério com um “projeto sólido e cativante que será modelo para outras prefeituras”. “É uma ação que demonstra existir uma preocupação e carinho da administração pública com a educação infantil e com o futuro desses pequenos cidadãos. Com certeza, esse investimento em educação trará grandes frutos em um futuro muito próximo”.

Alexandre diz ainda que apesar da distância entre o IFSP e a Inova Prudente, há a possibilidade de um acordo de cooperação entre a Prefeitura e o instituto para que ambos caminhem juntos no desenvolvimento da Inova. Inclusive, ele pontua que gostaria da colaboração da instituição no projeto educacional que utilizará realidade virtual no Campus de Birigui.

“Estamos desenvolvendo um projeto de realidade virtual/mista no campus Birigui utilizando uma plataforma de uma empresa de Foz do Iguaçu chamada Imersys. Iremos desenvolver conteúdos educacionais como vídeos, laboratórios didáticos e outros conteúdos de forma a levar a educação no campus Birigui a outro patamar”, explica.

Na Inova, Alexandre e Eder foram recebidos pelo diretor-presidente e pelo presidente do Conselho Curador, Bruno Garcia Carnelóss e Rogério Alessi, respectivamente. Ambos apresentaram o projeto e o espaço físico aos representantes do IFSP.