Fundação ITESP estuda parceria com associação de psicultura para beneficiar assentados do Pontal

04/08/2023

 Representantes da Associação dos Produtores Rurais da Piscicultura de Tarabai e Oeste Paulista (APRODAPI) estiveram na sede regional da ITESP nesta quinta-feira para apresentar para os dirigentes da fundação uma proposta de trabalho para fomentar a produção de peixes em todo a região oferecendo apoio logístico e conhecimento aplicado nesta técnica, com garantia de produção e venda dos produtos.
A reunião foi presidida pelo Diretor Adjunto de Políticas de Desenvolvimento da ITESP, Edson Fernandes, juntamente com o coordenador Regional, Francis Sanches, que receberam o representante da APRODAPI Rafael Mazuchelli.
A aplicação dessa técnica envolve capacitação prática e intensiva, produção em sistema de condomínio, bem como apoio e orientação na escavação e limpeza de tanques próprios, mão  de obra e maquinários na despescagem. Há, portanto, um custo para sua viabilização por parte do produtor, mas os recursos podem ser adquiridos através de crédito agrícola rural, inclusive a partir das várias linhas de financiamento disponibilizadas pelo Governo do Estado a juros mais baixos. 
O coordenador regional, Francis Sanches, sugeriu que a proposta seja apresentada a grupos de produtores que já possuam algum tipo de experiência com piscicultura, principalmente nesta primeira fase.  Segundo Jefferson Alexandre, supervisor do grupo de Agronegócios, a meta é envolver inicialmente 150 produtores, 60 pelo menos até o final do mês de agosto. A associação tem capacidade para produção de 200 toneladas de tilápia a cada safra de 120 dias (4 meses). O mercado é garantido, explicou o representante da APRODAPI, mas faltam produtores. 
Segundo Rafael Mazzuchelli, as vantagens de se tornar associado na produção de peixes vai desde o acesso a maquinários, alevinos com melhora genética, orientação técnica, prazos e preços vantajosos na aquisição de ração e pagamento à vista no momento da despesca. Segundo ele, não se trata de algo que vai ser feito, " não estamos planejando fazer, nós já fazemos e só queremos multiplicar".
O Diretor Edson Fernandes, acredita no projeto e diz estar de acordo com as diretrizes da Fundação ITESP de gerar oportunidades reais de desenvolvimento para os produtores assentados, tornando-os cada vez mais produtivos.
Participaram ainda da reunião, a gerente Gleice Salgado, os supervisores de Mirante do Paranapanema, Sérgio Pereira, de Teodoro Sampaio, Antônio Júnior, de Presidente Bernardes, Elvano Dourado, de Rosana, Ariovaldo Voss e de Euclides da Cunha Nelson Júnior. Além dos analistas de Presidente Prudente Sivaldo da Mota, Murilo Sabater e a supervisora do grupo de formação e promoção Institucional Eliane Mazzini e o Supervisor Vagner Machado e João Leite Neto do Fundiário da Fundação.