Feira do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos leva lições de empreendedorismo para alunos de Junqueirópolis 

25/09/2025

 

Edição atrai familiares, autoridades da região e alunos de outras escolas 

 

Alegria, criatividade e aprendizado marcaram a Feira do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), realizada na Escola Shigueko Oto Iwaki, em Junqueirópolis, na última quinta-feira (18). O programa, desenvolvido pelo Sebrae-SP em parceria com a Prefeitura, por meio da Diretoria de Educação, leva cultura empreendedora a crianças e adolescentes. 

Com metodologias ativas e materiais didáticos específicos, os alunos participam de atividades dinâmicas e práticas que os aproximam do universo empreendedor. Ao longo das aulas, os estudantes vivenciam conceitos fundamentais para a criação e gestão de um negócio, incluindo precificação, divulgação e comercialização de produtos. 

 

Ao final, acontece a Feira do Jepp, evento no qual os alunos vendem os itens desenvolvidos, permitindo-lhes experimentar todas as etapas do processo empreendedor, desde a criação do produto até a interação com os clientes. 

 

Além de despertar a consciência empreendedora, a consultora de negócios do Sebrae-SP Selma Luz destaca que o programa também fortalece o desenvolvimento econômico do município. “O Jepp contribui para a economia local, pois os jovens vão se familiarizando com o ato de empreender, ganhando autonomia para, no futuro, escolherem o que desejam fazer, independentemente da profissão que seguirem. Além disso, a feira do Jepp gera impacto direto, já que o dinheiro movimentado pelos estudantes é gasto e investido dentro do próprio município”, ressalta. 

 

Renan Monteiro, pai da aluna Melina, participou do evento e destacou que, além de estimular comportamentos empreendedores, o programa proporcionou à filha outras habilidades importantes. “O Jepp oferece a oportunidade de despertar desde cedo valores como responsabilidade, visão de futuro e educação financeira. Para minha filha, essa experiência na escola é um aprendizado que vai além da sala de aula, um projeto que, sem dúvidas, vai marcar sua formação e abrir caminhos para que ela cresça preparada para os desafios da vida”, afirmou. 

 

Jepp em Junqueirópolis

Junqueirópolis é referência em educação empreendedora na região. Além da Escola Shigueko Oto Iwaki, o programa foi aplicado em outras duas escolas municipais: Escola Neyde Macedo Brandão Fernandes e Escola Jair Luiz da Silva, beneficiando ao todo mais de 1.050 alunos do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano). 

 

O evento contou com a presença de familiares dos alunos, estudantes de outras escolas e da comunidade em geral. Também estiveram presentes o prefeito de Junqueirópolis, Elio Furini Neto, e a diretora de Educação, Maria Edna Bonancim.  

 

"O Sebrae-SP é um grande parceiro de Junqueirópolis, trazendo capacitações tanto para adultos quanto para crianças, por meio do Jepp. Faz com que, desde criança, a pessoa consiga desenvolver esse lado empreendedor que nós, brasileiros, temos de sobra. O Jepp desenvolve a criatividade e o dom que a criança tem. O empreendedorismo bem desenvolvido faz com que esse dom evolua e seja colocado em prática”, afirma o prefeito de Junqueirópolis, Elio Furini Neto. 

 

Maria Edna Bonancim, Diretora de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Junqueirópolis, também destacou a importância do programa para os jovens da cidade. “Hoje o empreendedorismo já faz parte da grade curricular. É um projeto para a vida. Super indico o Jepp, pois nós temos um custo zero com o programa. O material vem para nós no início do ano e não é algo a mais que o professor vai trabalhar, é contemplado na própria disciplina dele”. 

 

Além das autoridades locais, prestigiaram a feira representantes de Dracena, Osvaldo Cruz e Flórida Paulista, entre eles o vice-prefeito de Dracena, Jaime Nakano; o diretor de Indústria e Comércio de Dracena, Nestor Tobias; as representantes da secretaria de Educação de Dracena, Eliete Perianez e Francine Simonetti; a secretária de Educação de Osvaldo Cruz, Neli Ângela Santos Romanini; e a secretária de Educação de Flórida Paulista, Clélia Corveloni Pardinho.

 

Adesão ao Jepp 

A participação no programa é gratuita. O Sebrae-SP capacita os professores que atuarão como facilitadores em sala de aula. Escolas e prefeituras interessadas podem obter mais informações pelo WhatsApp (18) 99185-3036, em uma das unidades do Sebrae Aqui na região ou no Escritório Regional do Sebrae-SP em Presidente Prudente, localizado na Av. Washington Luiz, 466, Centro.