Equipes da Semea solicitam limpeza na área do sítio paleontológico de Prudente

22/02/2019

 

Uma equipe de servidores, juntamente ao secretário municipal do Meio Ambiente Wilson Portella, esteve ontem (21) no sítio paleontológico para orientar uma nova limpeza do local. Na oportunidade, foram recolhidos novos fragmentos em rochas - até porque estava presente também o Coordenador de Políticas Ambientais da Semea, Marcos Norberto Boin, geólogo, que recentemente foi incorporado à Secretaria.

Fósseis de aves encontrados em Prudente, contemporâneas dos dinossauros, já são considerados pelos cientistas como os mais conservados do mundo.

Esses fragmentos vêm sendo recolhidos principalmente pelo paleontólogo Willian Nava, de Marília, que já pesquisa e divulga achados de fósseis de dinossauros há anos em nossa região (inclusive sítios também em Pirapozinho e Álvares Machado).

No ano passado, os cientistas comunicaram ao prefeito Nelson Bugalho, que esteve no local, novas e importantes descobertas num sítio paleontológico na zona sudoeste da cidade, compunham a equipe de pesquisadores paleontólogos dos EUA e Austrália.

Bugalho determinou então a limpeza do local, que brevemente será isolado - principalmente porque felizmente a área é pública, e a ideia da atual administração é desenvolver um projeto que garanta ao mesmo tempo a proteção e a valorização do sítio, permitindo posteriormente a visitação pública e a interação com as redes de ensino.

Nava afirmou ontem que os novos achados de Prudente foram apresentados numa reunião científica em Los Angeles no final do ano passado, e que a opinião unânime "foi de que eles são os mais importantes em todo o mundo, comparáveis apenas aos fósseis de aves encontrados também na China. Os de Prudente, com certeza, já são os mais relevantes das Américas".

Nava e outros pesquisadores estão acertando uma agenda com o prefeito Nelson Bugalho para que eles apresentem à comunidade prudentina os mais novos resultados das datações e qualificação dos fósseis de aves - calculados em aproximadamente 70 milhões de anos.