Encontros reúnem 280 produtores rurais em Mirante do Paranapanema e Teodoro Sampaio
21/07/2025
Eventos promovem capacitação, troca de experiências e mostram caminhos para fortalecer a produção rural e a cadeia leiteira na região
Produtores rurais da região marcaram presença nos encontros realizados em Mirante do Paranapanema e Teodoro Sampaio, na quarta e quinta-feira, dias 16 e 17. Um dos eventos teve como foco a cadeia produtiva do leite, enquanto o outro abordou temas voltados ao desenvolvimento da produção rural em geral. As ações reuniram cerca de 280 pessoas e foram realizadas pelo Sebrae-SP, prefeituras locais, Faesp, Senar, Itesp, Cati, Sindicato Rural e Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo.
Com uma programação completa, os participantes puderam acompanhar palestras de especialistas, desde regras e leis, como o Sisp Artesanal e suas vantagens, com Thiago Izidoro, da Defesa Agropecuária, até troca de experiências e vivências pessoais, com o produtor Nivaldo Michetti, que contou como foi sua trajetória e a de sua família, que ganhou a vida produzindo leite.
O depoimento de Nivaldo emocionou os participantes, que se enxergaram na história, e inspirou outros a seguirem o mesmo caminho. Se fosse dar dicas para um produtor, Nivaldo é suscinto: “não importa o que você vai fazer para sobreviver e ganhar a vida, o importante é como. Se você seguir as recomendações técnicas, primeiro, selecionar as boas, o que não é fácil. Você precisa de um bom acompanhamento, bom técnico. Nós vivemos na era da especialização e requer informação, seguir as tecnologias, as que cabem no nosso bolso, cabeça, entendimento e realidade”.
Em Teodoro Sampaio, os participantes puderam acompanhar estratégias para manter a qualidade, com Fernando Morelli, do Itesp, e a trajetória do produtor e assentado Anderson Pereira, que falou sobre seu negócio, junto com o Elvano Dourado, do Itesp. Anderson contou que sua família foi a primeira, dentro da agricultura familiar, no Brasil, a vender genética animal da raça Girolando no sistema FIV - Fertilização in Vitro.
Quando questionado sobre os principais pilares para começar na produção, o produtor afirma que é amor ao animal e escutar profissionais. “A resistência em cima da tecnologia e da genética ainda perpetua em muitas pessoas. É preciso acreditar na ciência, na genética, no melhoramento genético. Com menos, produzir mais e para isso precisa de uma assessoria, de profissionais envolvidos. Participar das palestras, escutar o mercado, as tendências. Estamos falando sobre genética e precisa ser atualizado”, detalha Anderson.