Da vitrine ao palco: empreendedoras prudentinas levam suas criações à passarela da FE25
23/10/2025
Desfile ocorreu no espaço Crie Sebrae, durante a Feira do Empreendedor 2025, no São Paulo Expo
Mais do que um espaço de negócios, a Feira do Empreendedor 2025, realizada pelo Sebrae-SP no São Paulo Expo, foi palco para o talento e a criatividade de quatro empreendedoras prudentinas. No espaço Crie Sebrae, Kaliane Lopes, com moda plus size, Edlaine Viotto, com joias em pedras naturais, Maria Mesquita, com acessórios em couro, e Marta Bedin, com roupa pintadas à mão, transformaram suas criações e produtos em protagonistas de um desfile que encantou o público e deu visibilidade à moda e ao artesanato do Oeste Paulista. Estiveram presentes no desfile empreendedores, visitantes da feira e autoridades estaduais.
A participação também transformou sonhos em realidade, como no caso da empreendedora Kaliane, que participa da feira desde 2023. "Foi uma das experiências mais marcantes da minha trajetória com a Q Formosa Plus Size. Três mulheres reais que toparam o desafio de subir na passarela e mostraram o que a marca representa: corpos reais, vivências reais, autoestima e inclusão. Naquele instante, percebi que cada passo das modelos representava também cada mulher que sonha em se ver na moda, sem padrões, sem rótulos, apenas sendo quem é. E principalmente representava o meu sonho sendo concretizado naquele momento”, contou a empreendedora.
Marta Bedin levou para a feira sua linha de roupas upcycling, que une sustentabilidade e pintura artística, e destaca a emoção de desfilar na FE25. "Ver minhas criações ganhando vida na passarela representou muito mais do que moda, foi a arte se transformando em movimento, em expressão e em propósito. Foi uma forma de mostrar que cada peça pode renascer como uma obra de arte vestível, cheia de história e significado.”
A oportunidade trouxe de volta energias, projetos concretos e nova visão para o futuro. É o que afirma a empreendedora Edlaine Viotto. “A sensação de subir no palco representando Presidente Prudente foi indescritível, uma mistura de nervosismo e muito orgulho. Ver a energia da plateia, validou todo nosso esforço. Foi uma grande oportunidade para aprimoramento, divulgação da marca, conhecimento e, principalmente, a valorização do artesanato local."
E para encerrar o evento com chave de ouro, negócios não faltaram. Além de permitir que mais pessoas vissem, no corpo humano, como ficavam as peças, o desfile garantiu vendas para as empreendedoras. "O desfile deu maior visibilidade e pós o evento, muitas pessoas me procuraram querendo ficar com as bolsas. Sai de lá com encomendas”, conta a artesã Maria Mesquita.
"Lá nós mostramos não só nossa marca, mas também nossa arte. O resultado pós desfile foi imediato e já estamos colhendo frutos da divulgação, com novos contatos, aumento de pedidos e reconhecimento maior da região”, finaliza Edlaine.
O desfile foi realizado no espaço Crie Sebrae, área dedicada à economia criativa, com foco em inovação e originalidade. Um dos eixos do local, o Crie Moda Autoral, valoriza o design e a produção nacional.
“Além de proporcionar oportunidades de negócio, o objetivo do Sebrae-SP é incentivar a criatividade, apontar caminhos para o crescimento e transformar projetos em realidade. A visibilidade conquistada em uma feira como essa contribui para alavancar os negócios e valorizar a produção local, que carrega suas características e identidade próprias”, finaliza o gerente regional do Sebrae-SP, José Carlos Cavalcante.