Câmara Municipal de Presidente Prudente manifesta pesar pelo falecimento do ex-presidente Paulo Yamane

09/01/2024

A 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Presidente Prudente manifesta pesar aos familiares e amigos do ex-vereador e também ex-presidente da Casa de Leis Paulo Yamane, aos 74 anos.

Conhecido por sua longa atuação no beisebol, esporte que começou a praticar com apenas 11 anos de idade, Yamane faleceu nessa segunda-feira (8). O velório ocorre na Casa de Velórios Athia e o sepultamento será no Cemitério São João Batista, às 16h40.

Yamane foi eleito para a 12ª Legislatura em Presidente Prudente, que ocorreu de 1997 a 2000, com 1.429 votos; foi vice-presidente no Biênio 1999/2000 e exerceu a chefia do Legislativo Prudentino por um período, no último ano do mandato. O prefeito à época era Mauro Bragato e o vice-prefeito, o hoje vereador Enio Perrone.

No período de vereança, Paulo Yamane dividiu a Tribuna do Parlamento com nomes como Antonio Luiz Mello (o mais votado à época), do hoje vice-prefeito Izaque Silva, da Profª Alba Lucena, Wilson Portella, Prof. Caetano, Regina Penati e Sérgio Jorge.

O ex-presidente teve notória carreira no beisebol. Começou com 11 anos, em Bastos. No início da década de 1970 chegou a Presidente Prudente para estudar e ingressou nas fileiras da Associação Cultural, Agrícola e Esportiva (Acae) – venceu importantes competições e chegou a ter convocação para a seleção brasileira.

Na segunda metade da década de 1980, Paulo Yamane iniciou sua carreira como treinador, também na Acae, obtendo importantes resultados, até sua convocação para a seleção brasileira do esporte.

O atleta e treinador de basebol, político eleito, também foi durante muitos anos funcionário da antiga Telesp, onde se aposentou e depois veio a trabalhar no Grupo Matsuda.