Avenida Paulo Marcondes é interditada parcialmente para retirada de mais duas árvores

06/11/2025

 

A avenida precisou ser interditada parcialmente, na altura da Rua Arnaldo Vila Real, proximidades do Sílvio Materiais para Construção

As equipes das Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana (Semob), de Meio Ambiente (Semea) e Obras (Sosp) estão trabalhando nesta quinta-feira (06/11) na Avenida Paulo Marcondes, onde mais duas árvores comprometidas serão retiradas para a adequação da via e instalação dos dispositivos semafóricos.

Para que o trabalho seja executado de maneira segura, tanto para a equipe, quanto para os condutores, a avenida precisou ser interditada parcialmente, na altura da Rua Arnaldo Vila Real, proximidades do Sílvio Materiais para Construção.

Após a retirada das árvores, as equipes realizarão o nivelamento do solo e a aplicação de massa asfáltica, restabelecendo a segurança e o fluxo de veículos na avenida.

Conforme o engenheiro da Semob, Ádriner Sanfelici, os trabalhados precisaram ser pausados por aproximadamente 10 dias, por conta da instabilidade climática.

De acordo com o biólogo da Semea, Thiago Gazoni, a retirada das árvores é necessária por conta do risco de queda. “As árvores são muito antigas e, ao longo dos anos, não receberam o manejo adequado. Hoje, as raízes se expandiram e causaram danos à via, representando risco aos motoristas”, explicou.

Fluxo

O trabalho de retirada das árvores precede a instalação dos semáforos. Os postes e braços que sustentarão os dispositivos já foram instalados. 

“A avenida recebe cerca de 1.500 veículos por hora nos horários de pico e, nos últimos meses, registrou mais de 80 acidentes. A Semob implantou dispositivos de trânsito e novas sinalizações e, agora, em parceria com outras secretarias, estamos aprimorando a via para garantir mais segurança e fluidez no trânsito”, destacou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adauto Bibiano.


Foto: Cedida/Ádriner Sanfelici