Atende Prudente passa a realizar todos os atendimentos ao público da administração Municipal

09/10/2023

Como exemplo dos serviços que passam a ser no Atender, podemos citar a emissão de boletos de dívida do ano, isenção de IPTU, emissão de certidões e recurso de multas, por exemplo.

A partir desta segunda-feira, dia 09 de outubro de 2023, todos os atendimentos ao público oferecidos pela administração municipal de Presidente Prudente, que antes eram realizados no andar térreo do Paço ‘Florivaldo Leal’, passam a ser efetuados exclusivamente nas dependências do Atende Prudente, que também está situado na área central da cidade, na Rua Floriano Peixoto, 342, esquina com a Rua Dib Buchala, Vila Marcondes.

Os atendimentos acontecem das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, por meio de uma equipe que, durante meses, foi preparada para receber o munícipe e treinada para conhecer todos os setores e serviços.

Como exemplo dos serviços que antes eram solicitados no andar térreo do Paço e hoje passam a ser no Atender, podemos citar a emissão de boletos de dívida do ano (ativa e ajuizada), atualmente o Pague Já, isenção de IPTU, emissão de certidões e recurso de multas, por exemplo.

O secretário Municipal de Tecnologia da Informação (Setec), Helton Sapia, ressalta que a transferência do atendimento ao público para o Atende Prudente vai ao encontro do conjunto de ações relacionadas à modernização e melhoria no sistema que a administração municipal de Presidente Prudente tem promovido desde o início desta gestão, com o objetivo de garantir um melhor serviço à população, considerando a evolução e modernização da sociedade, que evolui a cada dia, e tem se mostrado muito mais digital e integrada nos últimos anos.

Ainda conforme o secretário, desde 2021, quando foi iniciado o processo de implantação do Atende Prudente, foram mapeados mais de 900 serviços, documentados e alguns melhorados por meio de decretos para garantir celeridade e eficiência, como por exemplo a abertura de empresa digital.

“Agora os sistemas são integrados. O servidor consegue atender várias solicitações em uma única tela, o que antes precisava ser trabalhado de forma isolada em diferentes ambientes. Após a solicitação, o munícipe também poderá acompanhar de casa o andamento do processo. É uma nova era dos atendimentos”, finalizou Sapia.

Conforme o gerente do Atende Prudente, Jonas Martins, os servidores e o local estão disponíveis para atender nossa população da melhor forma possível, capacitados. “Aqui no Atende Prudente o munícipe será recebido em um ambiente confortável e com dignidade”.

O gerente também comentou sobre o Guia de Serviços, que é o sistema de apoio aos atendimentos do Atende Prudente. Por meio dele, o munícipe irá escolher o serviço que necessita e realizar o seu agendamento. O Guia ainda funciona como uma base de conhecimento das informações, contendo orientações sobre os serviços, tais como o tipo do serviço, o setor, o procedimento operacional, o fluxo do serviço, instruções gerais, dentre outros campos.

O prefeito Ed Thomas também comentou sobre a importância da mudança. “Não se trata apenas da transferência de prédio. O Atende Prudente representa uma nova dinâmica de atendimento ao cidadão, primando pela agilidade e eficiência na prestação dos serviços. Vamos concentrar no mesmo local as principais demandas do cidadão, que serão atendidas pelos diferentes departamentos de forma integrada, evitando deslocamento físico de processos e tornando a vida do contribuinte muito mais fácil”, declarou.

Carta de Serviços

No site da prefeitura de Prudente, na borda superior, está disponível a Carta de Serviços, que serve para informar ao cidadão sobre os serviços oferecidos pelo município, incluindo os documentos necessários, como dar orientações sobre o andamento interno do trabalho, garantindo uniformidade da execução do serviço.

Principais serviços a serem transferidos para o Atende:

- Emissão de certidões;

- Emissão de boletos de dívida do ano, ativa e ajuizada;

- Parcelamento de dívida ativa;

- Parcelamento de dívida ajuizada;

- Recurso de multas;

- Indicação de condutor;

- Solicitação de credencial de estacionamento do idoso;

- Alteração de endereço de correspondência no carne de IPTU;

- Alteração de nome de proprietário do IPTU;

- Protocolos em geral de todos os serviços da prefeitura;

- Protocolo da licença da vigilância sanitária.

Foto: Rodolfo Viana