11ª Edição do Startup Day reúne especialistas, empreendedores e estudantes na Inova Prudente
25/03/2025
11ª Edição do Startup Day reúne especialistas, empreendedores e estudantes na Inova Prudente
Palestrantes apresentaram soluções inovadoras em startups, abordaram aspectos jurídicos de investimentos no setor e promoveram mesa-redonda com o público.
Neste sábado (22/03), o auditório da Fundação Inova Prudente sediou a 11ª Edição do Startup Day, iniciativa nacional idealizada pelo Sebrae for Startups, que aconteceu pela segunda vez em Presidente Prudente, em colaboração com a Prefeitura Municipal e a Oeste Valley.
O encontro foi conduzido pela gerente da Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp), Fernanda Bagli, que convidou ao palco o secretário de Tecnologia de Informação de Prudente (Setec), Helton Sapia, para reforçar a importância da realização do evento.
“Há um grande avanço tecnológico acontecendo, e diante desse cenário, surge a motivação de criar momentos como esse, para que os cidadãos enxerguem possibilidades de novas tecnologias e resolvam velhos problemas na sociedade”, ressaltou Sapia.
Palestras e mesa-redonda
A programação foi iniciada com a palestra “Startups na Saúde”, tema abordado pelo médico cardiologista, Dr. José dos Reis Gomes Neto, que compartilhou as possibilidades de soluções tecnológicas para a área por meio de sua startup Medvar, plataforma de suporte para cardiologistas que fornece interpretações precisas e atualizações de eletrocardiogramas, além de tele interconsultas com médicos para orientação e discussão sobre casos de pacientes.
Já o advogado e empresário, Dr. Guilherme Bohac, abordou a importância e desmistificou os aspectos jurídicos para startups que buscam investimentos, como o contrato preliminar, definição do tipo empresarial, regulamentação, planejamento fiscal e propriedade intelectual. “Essas podem ser consideradas extraordinárias barreiras, mas as identificando, é possível se sobressair no mercado”, afirmou.
Encerrando as palestras, a professora e doutora em biotecnologia, Janaina Mantovan, apresentou como sua pesquisa de pós-doutorado sobre a produção de alimentos para animais de estimação, à partir do reaproveitamento de resíduos do bagaço da laranja, se transformou em uma startup que reduz impactos agroindustriais.
Entre especialistas, empreendedores e estudantes universitários da região, cerca de 80 participantes presentes tiveram a oportunidade de solucionarem dúvidas, trocarem experiências e ideias com os palestrantes por meio de uma mesa-redonda.
Sebrae Startups e encerramento
A consultora de negócios e gestora do evento, Paula Cristina Teixeira, explicou sobre os programas do Sebrae para impulsionar startups, destacando o Spark para orientar universitários a tirar ideias do papel (inscrições até 31 de março), e o Start Digital que está com inscrições abertas até 06 de abril, com o objetivo de auxiliar projetos já existentes a crescerem.
Para os agradecimentos finais, subiram ao palco os representantes das instituições envolvidas na organização: Paula Cristina Teixeira e Daniela de Souza (Sebrae); Helton Sapia (Secretaria de Tecnologia); Pascoal Vernilo (Inova Prudente); Fernanda Bagli (Unoeste); Carolina Fernandes (Fatec); e Antônio Casarotti Junior (empresário). A expectativa para os próximos anos é a promoção de edições do Startup Day e mais eventos que fomentem o ecossistema empreendedor e criativo.