1º Batatec reunirá pesquisadores e produtores de batata doce no IBC

12/06/2018

O Governo de Presidente Prudente, por meio da Sedepp (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), promove de 15 a 17 de junho a 1ª Batatec - Feira Tecnológica da Batata-Doce. A feira tem início nesta sexta-feira (15/6) às 19h no Centro de Eventos IBC, com show de Elly Guimarães. Logo em seguida, às 19h30, ocorre a palestra sobre o tema “Empreendedorismo no Agronegócio”.

A programação técnica de palestras do 1º Batatec terá o objetivo de transferir informações diretamente dos maiores pesquisadores brasileiros, para quem está à frente da produção, comandando e administrando as lavouras da região, o produtor rural.

“Estamos trazendo para Presidente Prudente os maiores especialistas da cultura de batata-doce, que são destaque em todo o Brasil. É uma oportunidade única de ouvir sobre assuntos novos como produção de etanol de batata doce, que será abordada por um dos maiores especialistas do país, da Universidade de Tocantins. Além disso, temas como a adubação da cultura para solos arenosos, que impactam diretamente no custo de produção  e ainda o  melhoramento genético e variedades adequadas tanto para a industrialização como para o consumo in natura” serão debatidos durante o evento, explica o professor doutor do curso de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) em Agronomia da  Unoeste,  Fábio Rafael Echer.

Echer será um dos palestrantes do evento, vai falar sobre Ecofisiologia da Batata-doce, um tema, que descreve os fatores ambientais importantes como água, luz e temperatura para o bom desenvolvimento da cultura.

Atualmente a variedade Canadense é a mais cultivada na região de Presidente Prudente, com polpa clara vai direto para a mesa do consumidor, desta forma, exige padrão alto de classificação.

Estudantes, produtores e técnicos devem participar das palestras que são gratuitas e podem ter inscrições antecipadas por meio do endereço eletrônico: https://www.cursosfundag.com.br/batatec-feira-de-tecnologia-da-batata-doce/

Os dados oficiais de produção de 2016, do IEA-Instituto de Economia Agrícola, indicam que os municípios, que integram a CATI- Coordenadoria de Assistência Técnica Integral de Presidente Prudente e Presidente Venceslau, possuem uma área cultivada com 3.254 hectares e a produção de 52.854,24 toneladas de batata-doce (2.202.260 caixas de 24 kg). A produtividade gira em torno de 16,25 toneladas/hectare.

O município de Presidente conta com a maior área plantada, 800 hectares, seguido de Pirapozinho, onde são cultivados 500 hectares da cultura.

Comercialização

Segundo o pesquisador Ricardo Firetti, do Polo Regional da Alta Sorocabana da APTA - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, o mercado da batata doce  vive um momento de evolução.

O pesquisador, que monitora a comercialização do produto no Entreposto da Ceagesp na Capital do Estado desde 2006, afirma que em 2014 houve um aumento do consumo interno provocado entre outros fatores porque o alimento foi “descoberto” como uma fonte energética mais saudável,  e virou a “queridinha” dos frequentadores de academia.

“Em 2014 as vendas ao varejo saltaram de no máximo 2,5 mil kg por mês para 5 mil Kg; em 2016 houve um aumento  do consumo interno e da importação, principalmente da Argentina, e o produto passou a remunerar bem o produtor.  Atualmente estamos em uma fase com potencial de melhoria dos preços, pois a safra do país vizinho está sendo prejudicada pelo clima seco”, afirma  Firetti.

A batata-doce pode ser colhida em até quatro vezes no ano, dependendo do cronograma de plantio.

Telão

O evento será encerrado no domingo (17) e contará com telão a partir das 15h, que exibirá o primeiro jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. O evento vai reunir produtores rurais, técnicos e especialistas da cadeia produtiva da batata doce.

Veja a programação completa das palestras técnicas

Sexta-feira -15/6

Palestrante: José Carlos Cavalcante – SEBRAE

Sábado – 16/6

8h às 8h35- Palestra- Nutrição e Adubação da Batata Doce em solos arenosos.

Palestrante: Adalton Mazetti Fernandes – Cerat- FCA/ Unesp Botucatu

8h35 às 9h – Palestra: Ecofisiologia da Batata- Doce

Palestrante: Fábio Rafael Echer- Unoeste

9h às 9h20 – Sessão de perguntas

Domingo -17/06

9h20 às 9h40 – Intervalo

9h40 às 10h20- Tema- Programa de biofortificação da batata-doce

 

Palestrante: Alexandre Furtado Silveira Mello- Embrapa/ Hortaliças/ Brasília/ DF

10h20 às 11h- Melhoramento genético da batata-doce: dificuldades e desafio

Palestrante: Pablo Forlan Vargas- Unesp Ilha Solteira

11h10 às 11h40

Tema: Processamento e produtos de batata-doce

Palestrante: Emerson Loli Garcia Cerat- FCA/ Unesp Botucatu

11h50 às 12h45

Pausa para o almoço

13h30 às 13h40

Sessão de perguntas

14h às 16h

Tema: Etanol de batata-doce

Palestrante: Márcio Silveira – Universidade Federal do Tocantins