VEM e Uniprudente realizam ação para marcar a ‘Dia Mundial de Combate à Tuberculose’

26/03/2024

Uma segunda ação acontecerá ainda nesta semana, na quarta-feira (27), nas dependências do Atende Prudente.

A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente (Sesau), por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), em parceria com a Uniprudente, promoveram uma ação nesta segunda-feira (25/03), na Praça 9 de Julho, para marcar o ‘Dia Mundial de Combate à Tuberculose’, lembrado em 24 de março.

Na iniciativa, os profissionais realizaram aferição de pressão arterial, orientações sobre a tuberculose, como sintomas e onde procurar ajuda, e panfletagem com a temática. Além da estrutura montada para receber os pacientes, as equipes também percorreram a praça para ampliar o número de atendidos e disseminar as informações.

Uma segunda ação acontecerá ainda nesta semana, na quarta-feira (27), nas dependências do Atende Prudente.

Conforme os dados da VEM, repassados pela supervisora Elaine Bertacco, Presidente Prudente confirmou 59 casos de tuberculose em 2023. Em 2024, até o momento, já foram confirmados 20 casos.

A tuberculose no cenário de Prudente

Presidente Prudente é referência no tratamento da tuberculose em todo o Estado de São Paulo. O Ambulatório de Tisiologia, ligado à Secretaria Municipal de Saúde, que é gerenciado pelo médico Paulo José Mascarenhas Mazaro.

Além dos casos positivados, o Ambulatório de Tisiologia realiza o tratamento de prevenção aos comunicantes, que geralmente são familiares que residem na mesma casa com os positivados. A quimioprofilaxia é indicada para que a doença não seja desenvolvida. 

Os principais sintomas são tosse persistente há mais de três semanas, emagrecimento, febre no fim da tarde, suor noturno e escarro amarelado. O tratamento é oferecido gratuitamente pelo SUS, que deve ser realizado por no mínimo seis meses, podendo ser estendido até 18 meses.