Com drone prefeitura de Prudente busca focos de Dengue em imóveis abandonados

23/02/2024

Dos quatro imóveis vistoriados, dois possuíam piscina, ambas sem manutenção.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob) e a Defesa Civil, em uma ação conjunta realizada nesta sexta-feira (23/02), vistoriaram de drone quatro imóveis que estavam fechados, recorrentes em denúncias, com a finalidade de identificar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Os imóveis visitados foram previamente selecionados, de acordo com registros e denúncias recebidas pela VEM, conforme explica a supervisora da VEM, Elaine Bertacco. “São locais que que já haviam sido visitados inúmeras vezes pelos agentes, sempre fechados e sem possiblidades de serem vistoriados, além dos registros de denúncias de moradores vizinhos”.

Ainda de acordo com Bertacco, dos quatro imóveis vistoriados, dois possuíam piscina, ambas sem manutenção e uma delas bastante suja. Já nos outros dois foram encontrados mato e sinais de falta de conservação.

Os proprietários serão notificados e será realizada mais uma tentativa de adentrar nesses locais, para que seus donos se responsabilizem pela conservação. Caso não sejam encontrados, será efetuado o auto de infração.

Conforme o secretário Municipal de Saúde, Breno Erbella Casari, caso necessário, a Sesau pedirá auxílio à Justiça, via Ministério Público, para que seja possível o acesso a esse tipo de imóvel, já que se trata de caso de saúde pública.

“Dengue deve ser prevenida diariamente, é um combate contínuo, que necessita da colaboração e participação de todos”, afirmou o secretário.

Rodrigo Turella, coordenador da Semob e responsável pela operação do drone, explicou que a parceria surgiu da necessidade da Vigilância Epidemiológica e da Defesa Civil em realizar as fiscalizações em locais de difícil acesso.

“A Semob foi parceira da ação, diante da dificuldade do acesso a esses lugares e da impossibilidade de se adentrar sem a autorização. A tecnologia disponível na Secretaria, que habitualmente utilizamos para mapeamento e estudos da mobilidade, hoje colaborou com o combate à dengue”, afirmou Turella.

Segundo Bertacco, as equipes avaliarão o material coletado na ação desta sexta-feira e também considerar próximas vistorias com a tecnologia.

 

Foto: Rodolfo Viana

FOTOS