Xaxado Novo resgata raízes árabes do forró em show no Sesc Thermas

05/06/2018

Com início às 20h30 desta sexta (8), segunda apresentação do ‘Rastasandália’ tem 
entrada gratuita. Ingressos devem ser retirados 1h antes do show

Como já dizia Luiz Gonzaga, ícone máximo do forró, antes da sanfona chegar ao sertão os forrós eram feitos com a rabeca. O instrumento com origem árabe e difundido no Nordeste já no século XVIII é uma das marcas do Xaxado Novo, grupo que se apresenta no Sesc Thermas de Presidente Prudente nesta sexta-feira (8), em mais uma noite de forró do projeto Rastasandália. O show tem início às 20h30, com entrada gratuita. Os ingressos devem ser retirados 1 hora antes da apresentação.

A banda resgata uma formação tradicional do baião para homenagear grandes mestres da cultura popular brasileira e propor um passeio musical pelas diferentes culturas que contribuíram para a formação da música nordestina, como os povos ciganos e árabes.

Além da rabeca, com violão e percussões, o grupo apresenta elementos do imaginário popular brasileiro em seu figurino, cenografia e sonoridades, resgatando a estética do cangaço e homenageando caboclos, vaqueiros e cangaceiros. A trupe ainda inova em sua instrumentação ao substituir a zabumba pelo davul, tambor de origem oriental muito utilizado nas festas populares do Leste Europeu.

Em suas pesquisas, que vão desde antigos temas de sanfonas de oito baixos até o sistema musical das escalas orientais (makams), passando pela dança do xaxado, popularizada pelo bando de Lampião, o Xaxado Novo funde ancestralidades e experimentações, retratando o que há de melhor na cultura nordestina de forma genuína e cativante.

Rastasandália

Em sua terceira edição, o projeto Rastasandália celebra por meio de diversas atividades, nas mais variadas linguagens, a rica cultura popular nordestina. A programação contempla apresentações musicais, oficinas de culinária e artesanato, literatura em cordel e espetáculos teatrais.

Os shows de sexta continuam ao longo do mês com o Dois Dobrado (15/6)Filpo e a Feira do Rolo (22/6) e Caju e Castanha (29/6). Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

SERVIÇO

 

RASTASANDÁLIA – PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

Show – Xaxado Novo

Dia 8 de junho, sexta-feira, às 20h30.

Na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Retirada gratuita de ingressos limitados 1h antes da apresentação. Limite de 2 bilhetes por pessoa.

Grátis. Classificação indicativa: 16 anos.

Próximos shows: Dois Dobrado (15/6), Filpo e a Feira do Rolo (22/6) e Caju e Castanha (29/6).