Visando reativar COMAD, Comitê Intersetorial realiza Fórum de Políticas sobre Drogas

13/04/2018

O 2º Fórum Municipal de Políticas Sobre Drogas foi realizado nesta sexta-feira (13/04) no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) 'Professor Samoel Brondi', no Parque Alvorada. O evento organizado pelo Comitê Intersetorial de Políticas de Prevenção do Uso Indevido de Drogas, criado pelo prefeito Nelson Bugalho, para discutir a reativação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMAD) com representantes do poder público e sociedade civil organizada.

 

A ação contou com a presença do promotor de Justiça, Dr. André Luiz Felício , que ministrou palestra sobre a origem e os malefícios que as drogas causam no ser humano e como trabalhar a abordagem no jovem. Segundo o promotor, o COMAD tem um papel importante no direcionamento das políticas públicas sobre drogas. 

Presente também no Fórum, a presidente do COMAD de Pirapozinho, Jiuzete Vasconcellos, falou da experiência e dos resultados dos trabalhos desenvolvidos na cidade pelo Conselho e dos seus desafios.

 

O psicólogo e gerente do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Audiston Maciel, também falou sobre órgão, que visa acolher dependentes químicos. As assistentes sociais Ana Paula e Andressa também detalharam sobre os trabalhos feitos com o jovem no CREAS/LA. 

 

Segundo o coordenador da Juventude, Juliano Borges, o próximo passo é reunir o grupo para avançar na reativação do COMAD e estabelecer diretrizes para composição do órgão na cidade.

 

Para o pastor Albertino da Silva, diretor da Comunidade Terapêutica Projeto Vida, o município está no caminho certo, agregando diferentes segmentos da sociedade que trabalham com a temática de drogadição.


Presentes no evento, a vereadora Elza do Gás, o presidente do Conselho Municipal da Saúde Fábio Ortiz e representantes dos vereadores Izaque Silva e Anderson Silva.

 

O Comitê Intersetorial de Políticas de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, nomeado pelo prefeito Nelson Bugalho, é composto por representantes do Gabinete do Prefeito, da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, da Secretaria Municipal de Esporte, da Secretaria Municipal de Cultura, da Secretaria Municipal de Assuntos Viários e da Coordenadoria Municipal de Políticas para a Juventude.