Visando à acessibilidade, prefeitura cria “#PraCegoVer” em publicações das redes sociais

28/07/2020

O Governo de Presidente Prudente adotou, desde o início desta semana, a legenda “#Pra cego ver” em todas as publicações das páginas oficiais da prefeitura no facebook e no instagram.  Este é um recurso que permite aos deficientes visuais compreender a imagem que está publicada por meio de audiodescrição.

Basicamente, todas as imagens postadas nos canais oficiais da prefeitura são acompanhadas de uma legenda em que é descrito detalhadamente e em uma sequência lógica os objetos, pessoas e ações retratados na imagem. Softwares de acessibilidade instalados em celulares e computadores, chamados de Leitores de Tela, reconhecem os textos e transformam em áudio, de modo que o conteúdo se torna compreensível para quem tem limitações visuais.

A adaptação pode parecer simples, mas atinge uma fatia expressiva da população prudentina. Dados do Censo 2010 ( o mais recente disponível) do IBGE, compilados no Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra), apontam que 32 mil pessoas tem algum grau de deficiência visual, sendo que 25.611 têm certa dificuldade, 5.669 têm grande dificuldade e 598 são totalmente cegas.

Mas as páginas do Governo de Prudente nas redes sociais alcançam um público muito maior do que apenas os moradores da capital do oeste paulista. Ao considerar apenas os seguidores, há pessoas de dezenas de municípios do interior paulista, também da grande São Paulo, e dos vizinhos Paraná, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Além das fronteiras brasileiras, o conteúdo publicado na página da prefeitura do Facebook alcança seguidores de outros 44 países, com destaque para o Japão, Portugal e Estados Unidos.  

 A responsável pela Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, Eliane “Lika” Chagas, diz que este é um grande passo para garantir que o cego também possa usufruir de seu direito à informação. “Nosso governo está preocupado em dar a todos a oportunidade de participar ativamente da vida social, independentemente de suas limitações físicas”, declara.

“O deficiente visual quer saber, quer ter acesso à informação, isso é extremamente relevante para que eles sejam verdadeiramente inseridos à sociedade, e é papel do poder público oferecer ferramentas que garantam esse acesso”, completa Eliane.

De acordo com a página Web Para Todos, o movimento #Pra cego ver surgiu em 2012 com o objetivo de disseminar cultura da acessibilidade em redes sociais. O termo, obviamente, é um trocadilho que tem função educativa e inclusiva.

“Mais do que apenas informar ao deficiente visual de que ali há um conteúdo destinado a ele, a palavra-chave quer chamar a atenção dos videntes que não “enxergam” que o cego também usa as redes sociais. A ideia é impactar, causar a reflexão, literalmente abrir os olhos para a importância de estimular a acessibilidade”, declara o secretário municipal de Comunicação, Iury Greghi.