Vigilância vai mandar para o ‘fim da fila’ quem quiser escolher vacina

06/07/2021

 

A Vigilância Epidemiológica Municipal de Presidente Prudente (VEM) adotará novas medidas a partir de quarta-feira (07/07), com o objetivo de coibir pessoas que querem escolher um determinado imunizante contra covid-19. Dessa forma, as idades já contempladas no calendário de imunização e que não comparecerem para tomar a dose até as 16h30 desta terça-feira (06), só serão vacinadas após a conclusão do cronograma de vacinação, previsto para setembro conforme o calendário estadual.

A coordenadora técnica de saúde e responsável pela VEM, Vânia Maria Alves, explica que só serão vacinadas fora da data mediante apresentação de justificativa, como por terem contraído covid-19 recentemente ou terem tomado a vacina da GRIPE há menos de 15 dias.

A medida será adotada pela VEM com o objetivo é coibir os ‘sommeliers de vacina’, prática que pode desacelerar a imunização. “Todos os imunizantes disponíveis na rede municipal da saúde foram aprovados pela Anvisa e são eficazes. Não há qualquer justificativa para a escolha do laboratório”.