Vigilância Sanitária ministra curso de manipulação de alimentos em shopping

29/11/2018

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Serviço de Vigilância Sanitária, está ministrando o Curso Básico de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para o setor de alimentos da praça de alimentação do Prudenshopping.

 

Durante esta semana, o Médico Veterinário João Henrique Artero C. Leite vem abordando temas como doenças transmitidas por alimentos e a qualidade sanitária na manipulação de alimentos, dentre outros.

 

Com a iniciativa, apoiada pela administração do Prudenshopping, a Vigilância objetiva criar uma política de boas práticas de manipulação de alimentos junto aos proprietários, gerentes e manipuladores de alimentos, do setor,  visando proporcionar a oferta de alimentos seguros e proteger a saúde  da comunidade.

 

A oferta do Curso tem preconização legal, estando previsto na Portaria CVS-5/ 2013, do Estado de São Paulo. A norma prevê ainda que os estabelecimentos são obrigados a ter, em seu quadro de funcionários, um responsável técnico com o Curso Básico de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos comprovado por certificado de conclusão, sendo que o Curso previsto pela norma deverá ser oferecido por instituição de ensino reconhecida ou pela Vigilância Sanitária.

 

A Vigilância Sanitária já vem trabalhando com o esse tema nos últimos anos e no próximo ano, 2019, pretende continuar com a oferta do curso, de forma a atingir o maior número de profissionais e de estabelecimentos do setor em nossa cidade.