Vigilância Epidemiológica realiza Mutirão de combate à dengue neste sábado

27/09/2018

 

 

A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) realizará neste sábado (29) das 9h às 13h o Mutirão de Combate à Dengue para Controle de Vetores. A ação ocorrerá na Vila Brasil, que compreende a área 4, de Presidente Prudente.  O trabalho será realizado por quatro equipes da Vigilância.

Para orientar os moradores, nesta quinta (27/9) e sexta-feira (28/9) os agentes da Vigilância Epidemiológica irão visitar as residências, para alertar sobre os tipos de recipientes que devem ser retirados e descartados no mutirão, como bacias, garradas pet e até pneus.

A supervisora da VEM, Elaine Bertacco, explica que para dar o suporte à equipe haverá um caminhão da Secretaria do Meio Ambiente para realizar o recolhimento. Ela alerta que serão recolhidos apenas recipientes e não entulhos como móveis velhos e outros.

De acordo com a supervisora, essa intensificação neste mês de outubro ocorre por conta das chuvas, devido ao histórico epidemiológico. Além disso, a região da Vila Brasil sempre teve alto o Índice Breteau (IB).

“É uma região com problemas, começamos um levantamento dos fundos de vales. Pelo menos 15 fundos de vales foram analisados e onde anteriormente havíamos encontrado pernilongos, agora começamos a encontrar focos dos Aedes aegypti”, explica Bertacco.

 “Neste mês de outubro por conta das chuvas sabemos que os casos começam a aumentar, a intenção é fazer essa intensificação para alertar os moradores e prevenir novos casos”.

Neste ano já foram confirmados 34 casos de dengue em Prudente. A intenção  da VEM é realizar um novo mutirão no próximo sábado (6/9) para dar sequencia ao trabalho.

Na segunda-feira (1/10) será iniciado o Levantamento do Índice Rápido de Infestação (Lira)  em 3.700 casas que serão visitadas em diferente setores da cidade. 

Esse é o quarto levantamento que ocorre neste ano.  Outros ocorreram em janeiro, maio e julho.