Vigilância e Rotary Sul realizam caminhada para alertar sobre vacinação contra pólio e sarampo 

28/08/2018

 

 

 

Devido à baixa cobertura vacinal, a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) em parceria com o Rotary Sul realizará nesta quarta-feira (29/08) às 14h30 uma caminhada pelo calçadão da cidade com o personagem “Zé Gotinha”, tendo como finalidade chamar a atenção dos pais que ainda não levaram seus filhos para vacinar contra o Sarampo e a Poliomielite.

A meta é vacinar 95% das crianças, mas até o momento somente 72% das crianças foram imunizadas contra a Poliomielite e o Sarampo no município.

Os pais ou responsáveis devem levar seus filhos em qualquer uma das 28 salas de vacina das Unidades básica de saúde e Estratégia de saúde da família, abertas das 7h até às 17h de segunda a sexta, basta levar a caderneta de vacinação e um documento da criança.

Segundo o Ministério da saúde, o Sarampo já matou oito crianças no Brasil neste ano, sendo quatro em Roraima e três no Amazonas e uma no Pará e foram confirmados 1.237 casos da doença em 38 municípios.

O efeito da vacina começa após 10 dias de ter recebido a dose, por isso quanto mais rápido a criança for imunizada, maiores as chances de não contrair sarampo.

Conforme informações da Vigilância, “Há mais de 20 anos não há registro de casos de Poliomielite no Brasil e não queremos ver novamente cenas que eram comuns no passado, que eram crianças com sequelas graves após a doença”.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite irá até esta sexta-feira (31/08), ainda dá tempo dos pais imunizarem seus filhos. “Se tem infância, tem imunização”