VEM anuncia primeiro Índice Breteau do ano para avaliar proliferação da dengue

29/01/2021

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), iniciará na segunda-feira (01/02) o primeiro levantamento do Índice Breteau (IB) relativo a 2021. Esse índice é utilizado para definir a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento, entre eles o Aedes Aegypti, vetor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

Só neste ano, a VEM  já confirmou 10 casos de dengue, além de mais 149 suspeitos. Com o resultado do índice serão direcionadas as ações de combate e proliferação do mosquito transmissor.

Conforme a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, para realizar o levantamento serão vistoriados 3.760 imóveis, em toda a cidade. As visitas serão feitas nos próximos 15 dias pelos agentes, devidamente identificados. Já o resultado deve ser divulgado em aproximadamente 30 dias. “Caso chova muito durante o trabalho de campo, que acontece nos primeiros 15 dias, o prazo poderá ser estendido, pois precisaremos pausar as visitas”, relatou.

Em 2020, o município confirmou 4.854 casos de dengue, 2.723 a menos comparado a 2019, quando foram positivados 7.607 casos. “Com a pandemia, as famílias passaram mais tempo em casa em 2020 do que em 2019, consequentemente tiveram mais tempo para cuidar dos quintais. Outra hipótese é de que menos casos tenham sido notificados por receio de comparecer a uma unidade de saúde. Não podemos precisar o motivo da redução, mas o número é expressivo”, declarou Bertacco. 

A VEM realiza três levantamentos de densidade larvária a cada ano, por tanto mais dois índices acontecerão no decorrer de 2021.