URGENTE: Ed Thomas anuncia medidas extremas para conter Covid em Prudente

26/02/2021

O prefeito Ed Thomas convocou uma reunião nesta sexta-feira (26) com autoridades de saúde para discutir sobre a situação da pandemia em Presidente Prudente. Com ocupação praticamente total dos leitos reservados a pacientes infectados pelo vírus, 37 pessoas aguardam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) até que surja vaga hospitalar. Já no Centro de Triagem, a movimentação subiu de aproximadamente 100 pacientes por dia para quase 200 no último fim de semana.

Diante deste cenário, o executivo adotou novas medidas para tentar conter o avanço da Covid-19 na cidade, instituídas pelo decreto nº 31.767/2021. A partir deste sábado (27) até o dia 14 de março, estabelecimentos do ramo alimentício considerados essenciais, como conveniências, mercados, supermercados e similares, só poderão funcionar de segunda a sábado até as 21h. Após esse horário, só poderão funcionar atividades indispensáveis como farmácias e postos de combustível, além dos serviços de delivery e drive-thru. Aos domingos, essa restrição vale para todo o dia.

Para desafogar as UPAs, já nesta semana serão criados 15 leitos de suporte respiratório na Unidade Básica de Saúde da Cohab, o Cohabão. A unidade servirá de apoio até que haja a transferência para o hospital.

Neste período, também fica expressamente proibida a realização de festas ou eventos, cabendo responsabilização ao proprietário do local e aos outros responsáveis envolvidos.

O atendimento ao público dos órgãos administrativos do município também será reduzido, passando a funcionar das 8h às 13h, salvo naqueles departamentos em que o horário precisa ser diferenciado por conta particularidade do serviço.

A fiscalização seguirá intensa todas as noites, com equipes da Vigilância Sanitária, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Polícia Militar e Defesa Civil atuando em conjunto para coibir atos de desrespeito às normas sanitárias, sobretudo aglomerações em eventos clandestinos. Cabe lembrar que o governo estadual decretou toque de restrição das 23h às 5h no Estado.

Além do chefe do executivo, participaram da reunião o secretário municipal de saúde, Delton Eustásio Ferraz, servidores da pasta, o infectologista Rodrigo Sala Ferro, o presidente da Câmara Demerson Dias e as vereadoras Joana D’Arc e Miriam Brandão, além da comandante do 18º Batalhão, Tenente-Coronel Renata Fassina.