Unidades intensificarão ações de saúde em alusão à Campanha Outubro Rosa

06/10/2020

 

 

Neste ano, a Campanha do Outubro Rosa da Secretaria Municipal de Saúde será realizada em formato diferente dos anos anteriores, isso devido ao quadro epidemiológico atual da Covid-19.  No entanto, seguindo os protocolos, serão feitas ações de promoção e prevenção ao câncer de mama e colo do útero.

 

Sendo assim, as unidades de Saúde estabelecerão o ‘Dia D’, que consistira em dedicar um ou dois dias por semana, durante todo o mês de outubro, para disponibilizar exame de Papanicolau, solicitação de Mamografia, inclusive com agendamento via telefone, além da oferta de outros exames.

 

Nestes dias, chamados ‘Dia D’, as ações ocorrerão no horário normal de atendimento, das 7h às 17h, e contarão ainda com testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, bem como atividades educativas, avaliação odontológica, atualização de vacinas, entre outras.

 

As mulheres poderão participar ainda de atualização da carteira de vacinação, e as meninas que se encontram na faixa etária entre nove e 14 anos poderão receber a vacina que previne o HPV. Haverá também orientações gerais na sala de espera com temas referentes à saúde da mulher em todos os seus ciclos de vida.

 

Conforme a enfermeira responsável pela Saúde da Mulher, Ericka Emanuella Gomes, a pessoa deve entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima para se informar sobre o dia que ocorrerá a ação em seu bairro. As equipes também farão a busca ativa das mulheres.

 

Segundo a enfermeira, a ação do Outubro Rosa envolverá 35 unidades, sendo 11 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e 27 ESFs (Estratégias de Saúde da Família). A iniciativa é alusiva ao mês que marca a luta contra o câncer de mama e colo do útero, e visa fortalecer a importância do diagnóstico precoce da doença.