UBS Santana recebe oficina de Nutrição sobre Plantas Alimentícias Não-Convencionais

23/08/2018

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente realizou na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Santana, a oficina sobre as PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), que são plantas rústicas comestíveis, capazes de enriquecer a alimentação e melhor a renda familiar.

 A oficina ocorreu na última terça-feira (21/08) com a participação de 32 pessoas e teve como objetivo orientar os participantes sobre os benefícios nutricionais da planta ora-pro-nobis, além de ensinar a população a cultivar, usar e preparar alimentos com a planta.

De acordo com a nutricionista, Juliana Santiago, ‘Ora-pro-nobis’ é uma planta pouco conhecida, no entanto, bastante nutritiva, cheia de vitaminas e minerais e tem mais proteína que o feijão.

Na ocasião, os participantes puderam degustar as preparações como pão de batata doce com ora-pro-nobis, suco de laranja, gengibre e ora-pro-nobis. Todos aprovaram as receitas.

Para cultivar a planta, os participantes do grupo receberam uma muda, que foi doada pela horta e viveiro da Unoeste – Universidade do Oeste Paulista.

A ação faz parte do projeto conhecendo as PANC (Plantas Alimentícias não Convencionais). Na oportunidade, também foram entregues aos participantes cartilhas informativas com receitas.

A equipe também escreveu em forma de projeto para enviar para um Fórum de experiências exitosas em alimentação saudável que acontece todo ano em São Paulo

Estavam presentes as nutricionistas da Secretaria Municipal de Saúde Juliana Santiago e Jussara Cabral, as acadêmicas do curso de nutrição da Unoeste Elisangela Yumi Nagima, Erika Tamy Nagima, Izabela Santos Pedrosa, Lais Morais Leli e a residente de nutrição Isabella Takehara.