UBS Cohabão aguarda quase 100 gestantes para grupo ‘Rede Cegonha’ nesta 5ª feira

03/04/2018

Com o objetivo de orientar as gestantes do município de Presidente Prudente, a Unidade Basica de Saúde (UBS) Cohabão receberá nesta quinta-feira (5/04) às 8h30 uma reunião do Grupo Especial de Gestantes “Rede Cegonha”.

O convite foi enviado para 95 gestantes e seus acompanhantes. O encontro é organizado  pelo Núcleo de Educação Continuada e Permanente da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Presidente Prudente.

A programação contará com duas palestras, a primeira ministrada pelo ginecologista Arnaldo Franco Cotini em seguida, com o pediatra José Vidal. Por fim, a enfermeira da unidade, Cláudia Passoa abordará sobre os cuidados no pós-parto.

Conforme a enfermeira responsável pela Saúde da Mulher, Priscila de Oliveira Azevedo, 2.247 gestantes cadastradas (dados atualizados até dezembro 2017), participam de um encontro mensal, que ocorre em cada uma das Unidades Básicas de Saúde do município.

As reuniões mensais nas UBSs têm como objetivo orientar as gestantes, esclarecer as dúvidas comuns neste período, falar sobre a importância dos cuidados na gestação e do pré-natal, na prevenção de doenças e orientações sobre o parto normal e cuidados com o bebê.

 

Conforme dados da Rede Cegonha, houve aumento na captação das gestantes precocemente em 2017, foram 82% das gestantes captadas antes da 12ª semana de gestação, ou seja, 1.850 do total de 2.247 gestantes procuraram o serviço no início da gravidez, o que aumenta a qualidade no pré-natal.