UBS Cohab sedia grupo de gestantes realizado pela Secretaria de Saúde para 2.247 mulheres

05/04/2018

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Presidente Prudente realizou nesta quinta-feira (5/04), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cohabão, o encontro de gestantes, que reuniu aproximadamente 100 pessoas, entre grávidas, acompanhantes e equipe de trabalho.  Na Sesau estão cadastradas de 2.247 gestantes, atendidas com encontros mensais, que seguem os moldes da Rede Cegonha, nas 35 unidades de saúde.

Na UBS Cohab a reunião foi organizada pela gerente, Meire Tolosa e equipe. As gestantes participaram de palestras sobre os temas: pré-natal, gestação, amamentação e puerpério, além de esclarecer dúvidas, também receberam um kit para o bebê com bolsa e trocador. Houve sorteio de brindes e foi servido café da manhã para as participantes.

 “A informação e o conhecimento nos permitem tomar decisões corretas”, disse o secretário de Saúde, Valmir da Silva Pinto. Ele enalteceu a participação das gestantes e falou sobre o atendimento de saúde ofertado em Prudente. “São 35 unidades de saúde, além do Hospital Regional e Hospital Estadual, que são referência”.

A reunião também contou com a presença do vereador Geraldo da Padaria, da equipe técnica do Hospital Regional (enfermeira Daniela Primolan); Hospital Estadual (psicóloga Rosângela Tenório); Diretor Departamento Regional de Saúde, Jorge Yochinobu Chihara; presidente do Conselho Municipal de Saúde, Fábio Ortiz.

Na ocasião, foram realizadas palestras com o pediatra, José Vidal, o ginecologista Arnaldo Cotini, e a enfermeira, Cláudia Passos. As acadêmicas de Medicina da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Lillian Azzolini; Bruna Arsego, Andréa Caldas de Sá.

Conforme a enfermeira responsável pela Saúde da Mulher, Priscila de Oliveira Azevedo, o objetivo é oferecer todo suporte, para garantir a saúde da gestante e do bebê. Atualmente 2.247 gestantes participam de encontros mensais, que seguem os moldes da Rede Cegonha.

A supervisora de Saúde, Ana Claudia Braga explicou que os encontros mensais são ministrados pela equipe multidisciplinar composta por psicóloga, enfermeira, farmacêutica, pediatra, ginecologista nutrição, banco de leite, cada mês é abordado um tema diferente.

As gestantes aprovaram a reunião, para Thaoane Rodrigues, 17 anos, as palestras trouxeram informações úteis para sua gestação de 15 semanas. Ela que é moradora do Servantes, já participou de três encontros na unidade.

A gestante de 25 semanas, Cíntia Daniela da Cruz, 28 anos, disse que aprendeu bastante sobre amamentação e esclareceu as dúvidas sobre o parto. É seu terceiro filho, outros dois tem 7 anos e 12 anos.

A moradora do Cecap, Jéssica Rodrigues, 19 anos, que está na segunda gestação de 27 semanas a espera uma menina, acredita estar mais preparada inclusive com acesso maior à informação.