Três novos municípios aderem a consórcio do aterro sanitário

08/06/2018

Os municípios de Martinópolis, Álvares Machado e Santo Expedito aderiram formalmente ao Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos, em reunião ocorrida na manhã desta sexta-feira (08/06), na sede da Prudenprev. Eles se juntam a Presidente Prudente, Rancharia, Paraguaçu Paulista, Marília, Caiabu e Presidente Bernardes no grupo que prevê a implantação de um aterro sanitário regional.

Presente ao evento, o prefeito de Santo Expedito, Roberto Volpe, também manifestou interesse em aderir ao grupo, o que deve ser colocado em discussão na Câmara de Vereadores local na próxima semana. Se aprovado, o consórcio passará a ter 10 municípios, com população estimada de 600 mil habitantes.

No mesmo encontro, os membros do consórcio aprovaram a minuta do termo de referência, que servirá de base para a elaboração do plano regional de resíduos sólidos, documento essencial para determinar as diretrizes de implantação do aterro. “No plano estarão contidas todas as informações relacionadas à tecnologia a ser empregada no aterro, o local onde será construído e como será o seu gerenciamento”, expôs o prefeito Nelson Bugalho.

Ainda na reunião, membros do consórcio assistiram a apresentações de empresas especializadas em gerenciamento de resíduos sólidos. As propostas sugeridas serão analisadas pelos prefeitos envolvidos.