Trash metal e ioga: os extremos que, juntos, compõem a programação de fim de semana do Sesc Thermas

06/08/2020

Trash metal e ioga: os extremos que, juntos, compõem a programação de fim de semana do Sesc Thermas

Apresentação da banda prudentina Kinoglass e aula de ioga vão ao ar pelo canal da unidade no Youtube, neste sábado e domingo, respectivamente.

Unir psicodelia ao trash metal já é uma proposta singular. Agora, fazer um show à distância, utilizando gravações prévias de áudio e vídeo e, ainda assim, manter a originalidade musical, esse é um desafio que a Kinoglass topou. O resultado pode ser conferido em mais um episódio do Múltiplos Sons [em casa], que vai ao ar às 16h deste sábado (8).

Com Fernando Volpin (guitarras e teclados), Guilherme Sala (bateria) e Luis Farrús (baixos e voz), a banda Kinoglass atua na cena musical prudentina há quase três anos e tem como diferencial a mescla das influências musicais dos amigos, que transitam entre sons pesados do trash metal e o psicodélico dos anos 70.

Essa experimentação pôde ser melhor explorada quando, em 2019, após mudança na formação e no repertório do grupo, Volpin inseriu os teclados nas composições, instrumento fortemente utilizado nos arranjos seguintes.

“A Man With a Camera”, o primeiro e recente disco lançado pela Kinoglass, de forma totalmente independente, faz referência, bem como o nome da banda, ao cineasta russo Dziga Vertov e seu documentário "Kino Glaz", ou “Cine-Olho”, que, ao contrário da época, propôs ir para as ruas e retratar a ordinária vida de pessoas comuns em cidades da Rússia sob a ótica do autor.

Kino em casa

“Nunca esperei que fôssemos fazer uma espécie de performance com pré-gravações de vídeo e áudio e, mesmo assim, isso ser um show, sabe?”, relata, ansioso, Luis Farrús.

Para a produção do quinto episódio do Múltiplos Sons [em casa], a banda se reuniu, sim, mas de forma criativa. Assim como o público assiste aos shows da tela do celular ou computador, Farrús “dividiu palco” com os amigos, só que, desta vez, por meio de uma TV que transmitiu a imagem dos integrantes durante a apresentação.

Dessa forma, nenhum arranjo foi adaptado ao formato de show proposto pelo Sesc Thermas, que prioriza a segurança dos envolvidos ao promover o distanciamento social. “Cada membro gravou sua parte e o guitarrista, o Fernando, fez uma mixagem com o áudio pro playback. Todos nós da banda estamos muito ansiosos para ver o resultado final”, completa Farrús. Os episódios vão ao ar todos os sábados, sempre às 16h, pelo canal da unidade no Youtube.

Ioga para Todos

Agosto chegou e o Sesc Thermas mantém a tradição das aulas de ioga, neste momento, disponibilizadas em vídeo todos os domingos, às 10h, também pelo canal no Youtube.

Neste mês, quem comanda a prática é a professora Arlete Domenico, apresentando os princípios da Iogaterapia, modalidade que contribui para a harmonia do corpo através da consciência da respiração, meditação e relaxamento.

“As técnicas estimulam o autoconhecimento, equilíbrio e foco, e podem colaborar com a melhor qualidade do sono e diminuição de dores musculares, que vêm afetando muitas pessoas neste momento de quarentena”, observa a professora.

SERVIÇO

Como acompanhar aos shows e aulas: Youtube > www.youtube.com/sescthermasprudente