Thermas do Rock traz artistas e produtores para debater música com o público

20/07/2018

Série de bate-papos “Vamos Falar de Música!” recebe nomes como 
o guitarrista Edgard Scandurra e o vocalista do Fresno, Lucas Silveira

É fato que a música sempre cativou os seres humanos com letras, harmonias e ritmos. Mas, ela se torna ainda mais fascinante quando descobrimos a infinidade de histórias que construíram uma das mais expressivas manifestações artísticas da humanidade. Para debater assuntos relacionados ao universo musical, o Sesc Thermas de Presidente Prudente recebe nomes notáveis do cenário brasileiro, entre os dias 24 e 29/7, na série de encontros Vamos Falar de Música!, uma das atrações do festival Sesc Thermas do Rock.

Os bate-papos ocorrem na Área de Convivência da unidade, às 18h30 (com exceção no domingo, às 14h30), com entrada gratuita. Tudo com mediação da jornalista Gaia Passarelli, colaboradora de alguns principais cadernos de cultura do Brasil, como “Ilustrada”, “Bizz” e Rolling Stone Brasil, além de ter sido apresentadora de vários programas da MTV Brasil.

Peninha Schmidt: Panorama da Música Independente e Autoral – 24/7 (Terça-Feira)

Quem estreia a sequência de conversas, na terça-feira (24), é o produtor musical, ex-executivo e diretor de gravadoras, Peninha Schmidt, que já esteve na Warner Music e é o responsável direto pelo surgimento dos Titãs, Ira!, Ultraje a Rigor e Magazine. Também foi proprietário do selo independente Tinitus e presidente da Associação Brasileira da Música Independente (ABMI).

Primeiro brasileiro a conseguir operar um equipamento de som recém-chegado no Brasil dos anos 1970, o ARP2500, o primeiro sintetizador no Brasil, Pena também trabalhou com Os Mutantes, em uma parceria de oito meses em turnê. No bate-papo, ele fala sobre sua trajetória como produtor musical e coordenador de grandes festivais, como o Hollywood Rock, além de abordar o cenário atual para a produção independente.

Lucas Silveira: Como Viver de Música em 2018 – 25/7 (Quarta-Feira)

Em seguida, é a vez de Lucas Silveira, que em 1999 ajudou a fundar uma das bandas mais famosas dos anos 2000 da música brasileira, o Fresno. Nestes 20 anos foram três EP’S e sete álbuns de estúdio, além de dezenas de clipes, DVD’s, prêmios, carreira solo e uma autobiografia.

Com uma trajetória sólida na cena pop nacional, Lucas compartilha, na quarta-feira (25), suas experiências com o público, seus erros e acertos na condução de sua carreira com a banda e em seus projetos solo de forma independente.

Edgard Scandurra: Bate-Papo e Oficina de Guitarra – 26/7 (Quinta-Feira)

A terceira atração dos bate-papos é o cantor, compositor, guitarrista e baterista Edgard Scandurra. Ele começou a tocar guitarra ainda criança e aos 15 anos já liderava a banda de punk-rock “Subúrbio”, que mais tarde virou o Ira!. Participou também da formação inicial da banda Ultraje à Rigor, sendo inclusive responsável pela escolha do nome do grupo.

Canhoto e autodidata, Edgard desenvolveu uma técnica única tocando com as cordas invertidas, usando a guitarra de destro com a mão esquerda, o que o destacou desde o início de sua carreira profissional.  Foi eleito por quatro anos consecutivos como o melhor instrumentista brasileiro pela revista Bizz. Em 2009 é colocado pela revista Rolling Stone entre os 100 músicos mais importantes de todos os tempos. Neste workshop, Edgard fala da sua relação com a guitarra, técnicas de composição e timbragem, além de dicas sobre como melhorar a performance.

Érika Martins: O Pioneirismo das Mulheres no Rock Brasileiro – 27/7 (Sexta-Feira)

É fácil entender a dificuldade que as mulheres enfrentaram no rock em um passado não muito distante. Não que hoje não encontrem obstáculos, mas nos anos 1950 e 60, se os pais ficavam assustados ao ver seus filhos com cabelos enormes ouvindo caras como Jimi Hendrix, eles enlouqueciam ao ouvir sua filha pedir uma guitarra.

Paulistana de nascimento, a cantora e guitarrista Érika Martins é a responsável pelo papo de sexta (27), e fala sobre o pioneirismo das mulheres no rock e o papel que tiveram no estilo vencendo o preconceito da sociedade e do público. Foi em Salvador (BA) que ela viveu a cena do rock feminino quando teve a ideia de formar uma banda só de garotas, a Penélope. A partir daí, foram vários discos, prêmios e participações especiais em diversos projetos com nomes como Titãs, Erasmo Carlos, Herbert Viana, Wanderléa, entre outros, até se integrar à nova formação da banda Autoramas.

Ricardo Alexandre: 1968 e o Nascimento do Rock Brasileiro – 28/7 (Sábado)

Ao longo de mais de 20 anos de experiência nos maiores grupos de comunicação do país, o jornalista Ricardo Alexandre soma diversas premiações por seus livros, documentários e artigos, além das colaborações em veículos como Superinteressante, Época, Multishow, dentre outros.

Em 2010, ganhou o prêmio Jabuti, a maior premiação no país para um escritor, pela biografia de Wilson Simonal, “Nem Vem Que Não Tem: A Vida e o Veneno de Wilson Simonal”. No sábado (28), ele abre pela primeira vez as pesquisas para seu próximo livro e dialoga com a plateia a respeito do período soturno que o Brasil passou, o regime militar, que incrivelmente também proporcionou a fase mais multicolorida de revolução cultural brasileira.

Lan Lanh: Oficina de Percussão e Viagem Pelos Ritmos Brasileiros – 29/7 (Domingo)

Multi-instrumentista, referência de percussão brasileira e ex-integrante da banda de Cássia Eller, a baiana Lan Lahn encerra a série de encontros no domingo (29), com uma oficina que possibilita a todos uma experiência musical e uma viagem de conhecimento e prática dos ritmos brasileiros.

O foco será no aprendizado do cajón, mas os participantes podem trazer os próprios instrumentos percussivos, como pandeiros, tan-tans, baldes ou quaisquer outros objetos que possam soar percussivamente. O objetivo da oficina é a formação de uma mandala percussiva – por meio do posicionamento dos instrumentos – para a prática, conhecimento e percepção do ritmo.

FOTOS EM ALTA RESOLUÇÃO PARA DOWNLOAD:

http://bit.ly/FotosThermasdoRock2018

 

SERVIÇO

 

FESTIVAL SESC THERMAS DO ROCK 2018

 

Série de Bate-Papos “Vamos Falar de Música”

 

Panorama da Música Independente e Autoral

Com o produtor musical Peninha Schimidt. Dia 24 de julho, terça, às 18h30. Na Área de Convivência do Sesc Thermas. Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Como Viver de Música em 2018

Com o guitarrista e vocalista do Fresno. Dia 25 de julho, quarta, às 18h30. Na Área de Convivência do Sesc. Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Edgard Scandurra: Bate-Papo e Oficina

Com o músico Edgar Scandurra. Dia 26 de julho, quinta, às 18h30. Na Área de Convivência do Sesc. Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

1968 e o Nascimento do Rock Brasileiro

Com o jornalista Ricardo Alexandre. Dia 27 de julho, sábado, às 18h30. Na Área de Convivência do Sesc Thermas. Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

O Pioneirismo das Mulheres no Rock Brasileiro

Com a cantora Érika Martins. Dia 28 de julho, sexta, às 18h30. Na Área de Convivência do Sesc Thermas. Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Oficina de percussão e Viagem Pelos Ritmos Brasileiros

Com a multi-instrumentista Lan Lanh. Dia 29 de julho, domingo, às 14h30. Na Área de Convivência do Sesc Thermas. Grátis. Classificação indicativa: livre.