Ten. Cel. Renata Fassina recebe homenagem em alusão à Revolução Constitucionalista

08/07/2021

 

Em alusão ao 89º ano da Revolução Constitucionalista de 1932, a Prefeitura de Presidente Prudente realizou na manhã desta quinta-feira (08/07) uma homenagem à tenente-coronel Renata Fassina, primeira mulher a ser contemplada com o certificado de honra ‘Aldo Chioratto’. A palestra foi realizada na sede do CPI-8, e faz parte das ações que homenageiam os ex-combatentes prudentinos que lutaram na guerra, lembrada no feriado estadual de 9 de julho.

Na ocasião, estiveram presentes o chefe de gabinete, Jonas Martins, representando o prefeito Ed Thomas, o representante do deputado Mauro Bragato e presidente do Grupo de Escoteiros Guayporé, Marcelo Costilho, a tenente-coronel, Renata Fassina, o vereador, Mauro Neves, os representantes das forças policiais, dentre outras autoridades.

Durante o ato solene, Costilho destacou a importância do memorial. “Não podemos deixar esse marco tão importante ser esquecido. Criamos o certificado para resgatar as pessoas que fazem a diferença na sociedade e todos os anos fazemos essa homenagem. Neste ano em especial, ficamos muito orgulhosos em contemplar a tenente, que além de sua trajetória inspiradora, é referência para todos nós”, explica.

Segundo Renata Fassina, o sentimento é de gratidão. “Para mim é uma realização muito grande, tenho a honra de comandar uma equipe muito competente e acredito que o certificado é uma conquista para todos nós”, pontua.

A comenda de certificação, representando o escoteiro mirim Aldo Chioratto que faleceu em combate, foi criada em 2013 com a finalidade de homenagear pessoas físicas ou jurídicas, nacionais e estrangeiras que por seus méritos e serviços relevantes prestados ao culto da Revolução Constitucionalista de 1932, tenham se tornado dignas de especial distinção.

Ainda, as ações da data magna do Estado de São Paulo seguem nesta sexta-feira (09), com homenagens diante do monumento do Soldado Constitucionalista, localizado na Avenida Coronel Soares Marcondes, entre as Praças 9 de Julho e Monsenhor Sarrion, às 9h. (Colaboração- Isabela Gomes)