Técnico Pépe da equipe de Natação é homenageado pela Semepp

18/06/2020

A Semepp (Secretaria Municipal de Esporte de Presidente Prudente) realiza uma série de matérias  que visam homenagear os profissionais ligados ao esporte.  Nesta quinta-feira (18/06) será contada a trajetória do técnico da equipe de natação da Semepp/Apan, o professor Elvancir Pereira do Nascimento, mais conhecido como Pepe. 

Com 51 anos de idade, ele é casado  com Maria Luciene da Silva, com quem tem quatro filhos – Marcelo Antônio da Silva Junior, 25 anos; Evandro Pereira do Nascimento 22 anos; Maria Eduarda Pereira do Nascimento, 11 anos e o caçula Enzo Pereira do Nascimento, de sete anos.

Natural de Recife – Pernambuco, Pepe é formado no curso de Educação Física pela Unesp de Presidente Prudente e se formou em  1992 e com especialização  em atividades aquáticas pela Unopar de Londrina. Começou a carreira aos 09 anos de idade em  1979 e já aula de educação física mostrava que tinha talento.

“Eu estava fazendo aula de educação física na Escola Polivalente Compositor Antônio  Maria, onde comecei as aulas de educação física, já demonstrava  velocidade nas corridas e foi um belo dia, o professor Álvaro fez um torneio de corrida de velocidade, onde pude se destacar, sendo  convidado a fazer parte da equipe de treinamento da escola. A partir dai comecei a treinar com os demais atletas na escola e fui participar do primeiro Jogos Escolares Olidenses, com apenas 10 anos de idade. Nesse jogos eu venci os 75 metros rasos, os 300 rasos e terceiro lugar no salto em extensão, isso na categoria mirim. No ano seguinte, nesses jogos de Olinda, eu venci as mesmas provas, e posteriormente fui participar dos Jogos escolares Pernambucanos – Jeeps – que era a grande vitrini. Nesse evento, eu venci as provas dos 100, 200 e 400 mts rasos. Ainda como atleta, fui campeão pernambucano 8 anos consecutivamente nos 400 mts”, contou Elvancir.

E foi através desses resultados expressivos, que Pepe integrou a Seleção Pernambucana onde participou dos Jogos Escolares Brasileiros, sagrando-se campeão brasileiro nos 400 metros rasos e no revezamento 4 x 100 metros rasos. Ainda representando o Clube Colégio Boa Viagem de Pernambuco, ele participou do Troféu Brasil de Atletismo “Copa União”, na cidade de Curitiba, sendo campeão brasileiro desbancando na época o  ´idolo Gerson, que era  o favorito na  prova dos 400 mts rasos.

 

 

 

A partir dai daí surgiram vários convites de grandes clubes de todo o Brasil, entre eles, Sesi de Santo André, Eletropaulo São Paulo, e a Premotor de Presidente Prudente em 1989. Entre os convites, ele optou por Presidente Prudente. E o convite veio através do técnico Jaime Netto Junior.

“E em 1990, eu me transferi e vim morar aqui em Prudente. Neste período, entre vários títulos, conquistei a primeira medalha da história do atletismo de Presidente Prudente em um campeonato brasileiro absoluto, ficando com o bronze na prova do revezamento 4 x 400 rasos, em São Paulo com os seguintes integrantes Inaldo Senna, Hélio e Nilton Messias. Entre outras conquistas, eu ainda ostento  o título brasileiro, sul-americano, copa américa, paulista”, lembrou Nascimento. 

Em 1994, houve uma transição das pistas para a piscina, onde o Pepe ainda participava de alguns jogos regionais como atleta no atletismo e já iniciava seus primeiros passos nas escolinhas de formação de desportiva da Semepp na área de natação. Nesta nova fase da sua carreira, ele faz menção e agradece ao ex-secretário de Esporte Adolfo Padilha, “que praticamente foi o responsável por abrir as portas para que eu  iniciasse a carreira de professor de escolinha e posteriormente também foi quem me deu a oportunidade de se tornar  o técnico de natação da Secretaria Municipal de Esporte de Presidente Prudente onde está até hoje.

A partir dai em nova função, foram muitas conquistas e vários atletas revelados. Entre eles – Igor Nishi, que chegou a ser campeão paulista petiz 1 e 2 de inverno de verão, campeão brasileiro infantil 1 e 2 de inverno e verão, campeão brasileiro Inter-Federativo pela Seleção Paulista no tradicional Trofeu Chico Piscina, integrante da Seleção Brasileira que participou de um campeonato internacional da África do Sul. Outro nome de destaque foi Yossef  Mazetti Caldeira Cordeiro, campeão paulista infantil 1 e 2 de inverno de verão, campeão brasileiro infantil 1 e 2 de inverno e verão, campeão brasileiro Inter-Federativo, integrante da Seleção Paulista, que participou do tradicional troféu Chico Piscina e também integrante da Seleção Brasileira. Outros nomes ficam na memória do técnico como excelentes nadadores que passaram pelas suas mãos, Leonardo Matiazi Grana – campeão paulista e brasileiro, Eduardo Cerejo da Silva – campeão paulista e brasileiro, Bruno Alves Silva, hoje médico aqui em Prudente – vice-campeão paulista, Livia Carvalho dos Santos – campeão paulista, brasileira, recordista paulista e brasileira, campeã dos jogos abertos, Rafael Jun Morimoto – campeão paulista, brasileiro, seleção paulista e o grande nome que é o Thiago Teixeira Simon, campeão paulista e brasileiro juvenil, campeão paulista e brasileiro junior 1, campeão paulista e brasileiro e recordista paulista e brasileiro no junior 2, vice-campeão brasileiro absoluto – Troféu Brasil, atleta da seleção brasileira onde foi campeão e recordista pan-americano na prova dos 200 metros nado peito e atleta olímpico que disputou as olimpiadas do Rio Janeiro em 2016, entre outros nomes.

 

 

 

Hoje também paralelamente a função de técnico de natação da Secretaria Municipal de Esporte de Presidente Prudente, Pépe é o atual Delegado da 4ª Região da  Federação Aquática Paulista (FAP)  e ainda treinador e técnico da Seleção Paulista Infantil Jogos Escolares.

Pepe dá conselhos para quem tem o sonho de se tornar um vencedor na vida e no esporte. “Não desista nunca, por maior que seja as dificuldades e os obstáculos que vocês vão enfrentar ao longo da vida, mas tenha perseverança, determinação para se tornar um vencedor. Essa é chave para  o sucesso seja no esporte, bem como na vida”, comentou Pepe.

Sobre o significado do esporte em sua vida, ele diz o seguinte. “O esporte na minha vida significa tudo. Simplesmente isso. Porque venho de uma família muito humilde, onde eu via tanto o estudo, quanto o esporte como a luz no final do túnel, que me abriu as portas para a vida. O maior sonho da minha mãe Dona Vanderci Josefa Chaves era ter um filho “diplomado” em um curso superior e graças a Deus pude realizar esse sonho dela em realidade. Eu fui o primeiro da família a ter uma formação em um curso superior, o que me proporcionou a vencer as dificuldades de vida que eu tinha lá no nordeste, onde passávamos por dificuldades financeiras. Agradeço muito meu pai e minha mãe pela educação, pela disciplina e pelos ensinamentos da vida, primeiramente se tornando um cidadão de bem, e consequentemente um grande profissional da área de educação física. Quero aproveitar também para agradecer as pessoas que ao longo da minha carreira me ajudaram as professoras da Semepp, Suzana Campos e a Márcia Brambila, Idalestro Barbosa e Silvana Barbosa; professor Polozi, professor Formiga, Adolfo Padilha, ex-secretário Marcos Filito, Dr. Gavinha, Jackson Barros. Quero finalizar dizendo, primeiramente que a família é tudo em nossa vida, é a nossa sustentação e eu me considero um vencedor, tanto no esporte, como na vida, porque tudo o que faço, é por amor”, finalizou Elvancir.    

Vale ressaltar que seguindo as orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do decreto municipal 30.731/2020,  a Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente (Semepp), segue com suas atividades suspensas.