Técnico de karatê Luiz Otávio Lacombe é homenageado pela Semepp

05/08/2020

Seguindo as matérias em forma de homenagem, nesta quarta-feira (05/08) o destaque será a carreira do professor e ex-técnico de karatê da Semepp, Luiz Otávio Aranha Lacombe. Hoje com  61 anos, Lacombe é nascido no Rio de Janeiro, é  solteiro e pai de cinco filhos, são eles:  Luiz Gustavo Aranha Lacombe, 33 anos; Marília A.  Lacombe, 31 anos, João  Carlos Lopes de Oliveira Lacombe,  30 anos, Marília Jacinto Lacombe, 18 anos, Luiz Otávio Aranha Lacombe Junior, 17 anos.

Lacombe,  tem formação técnica do CREF (Conselho de Educação Física) provisionado, não graduado, na  função de professor de karatê.  Ele ainda chegou a cursar dois anos de direito, mas não prosseguiu com os estudos. Já no karatê, Lacombe é graduado no karatê como 7º Dan da Confederação Brasileira de Karatê.

“Comecei cedo no karatê desde os 11 anos de idade. Ainda garoto além do karatê, me arrisquei também no atletismo  pela escola, disputei os Jogos Estudantis de Brasília correndo 100 metros e fiquei em 8º lugar. Cheguei a fazer natação e judô, mas em ambas as modalidades, não disputei nenhuma competição. Já no karatê, fui bicampeão de katá e luta em Brasília, entre os anos de 1975 e 1976. Como atleta da Seleção Carioca, fui campeão carioca e vice-campeão brasileiro em 85. Depois, comecei a me aperfeiçoar como professor. Dei aula de karatê no América Futebol Clube por muitos anos no Rio de Janeiro. Em 1998 eu cheguei em Presidente Prudente e no corrente ano, disputando os Jogos Regionais, fui campeão na categoria master, período este, que culminou o encerramento da minha carreira como atleta, contou Lacombe.

Em 1988 Lacombe abre sua primeira academia em Presidente Prudente situada na Avenida Coronel Marcondes com a Rua Álvares Machado. A academia recebeu a nomeação  de Nagai Kan, que por ventura foi é o mesmo nome da academia dentre a qual Lacombe adentrou ao universo do Karatê em 1971, em Brasília. Dois anos depois, em 1990, passou a ser técnico na Amepp (Autarquia Municipal de Esporte de Presidente Prudente).

Neste período a equipe obteve onze títulos  Jogos Regionais, e, em 1995,  a equipe alcançou uma grande façanha que foi o título dos Jogos Abertos, realizadio na ocasião, na cidade de São José do Preto, quebrando uma hegemonia de Guarulhos que vencia os jogos há 10 anos na época. Nesta competição, integravam a equipe: Carlos Augusto (auxiliar técnico); atletas: Fernando Barros ( katá) , Renato Franco -60kg ( Renatinho em memoria ,  Sérgio Santana ( mineiro) -65kg, Alessandro Santana -70kg,  Jeferson Neri ( maisena )+75kg, Jonas Coelho -80kg,  Luciano Vicente ( Pezão) +80kg e   Alexandre Serra Open.  Além de técnico da Amepp, Lacombe também ministrou  aulas de karatê em alguns polos da  Amepp, no Parque Alvorada, na Escola Professor Ditão (Cohab). Esse foi o caminho percorrido na Amepp/Semepp. Outro local dente o qual Lacombe ofereceu aulas foi na Apea.

Lacombe também teve uma linda história na Seleção Brasileira de Karatê. Ele relata suas conquistas em quase duas décadas.

“Graças a Deus tive  o privilégio de ser um dos técnicos da Seleção Brasileiro de karatê de todas as categorias de juvenil à adulto por 20 anos. Me lembro de tantas conquistas e ótimo desempenho dos nossos atletas. Mas entre tantas conquistas com a seleção, nunca esqueço a nossa participação  no Mundial em Johanesburgo, na África, em uma competição internacional na qual o hoje professor Alexandre Serra da Semepp, que na oportunidade era nosso atleta nos ajudou a conquistar 15 medalhas, sendo 01 de ouro, 03 de prata e 11 de bronze, sendo que esta foi sem dúvida a maior conquista do karatê brasileiro em uma competição mundial. Fomos ainda com a seleção 07 vezes campeão Pan-Americano, 06 de vezes campeão sul-americano. Ainda como treinador participei como técnico dos Jogos de Winnipeg no Canadá, na qual ganhamos 11 medalhas, sendo 01 de ouro, 04 de prata e 06 de bronze.

Outro orgulho de Lacombe é falar com seus atletas que se destacaram ao longo dos anos.

“Falar do meu trabalho aqui em Presidente Prudente e não citar os meus atletas seria injusto da minha parte. Sou muito grato a cada um deles que ao longo dos anos e das competições foram dedicados, comprometidos com a cidade. Por isso posso  citar os atletas que se destacaram em Prudente comigo:    Carlos Augusto , Mario Augusto , Renato Franco ( Renatinho em memoria )  , Rodrigo Santos ( tuche) , Luciano Vicente ( pezão) Angel Jomar, Fernando Barros ,  Alexandre Serra ( Xandão)  , Diovane Chacon,  Leandro Sena Ticiane Oliveira, Aline Silva ,   Flávio José da Silva, Guilherme Akil,  Fernando Botelho,  Diego Fernandes, Kleber leite , Jonas Coelho , Sérgio Santana ( mineiro) , Anderson do  Santos, Vivian Toni e Bruno Toni, Cristiane Correia e Luciana Correia  entre outros”,  citou Luiz.

Durante esses anos todos,  foram várias histórias e fatos vividos pelo ex-técnico de Prudente e da Seleção Brasileira, mas um ano ele não esquece e gostaria de compartilhar.

“É claro que eu já vivi muitos momentos marcantes e emocionantes ao longo de minha carreira. Mas gostaria de contar um fato lindo que jamais saiu da minha memória. Foi no Mundial de Johanesburgo, na África do Sul, inclusive o Alexandre Serra estava junto nesta competição internacional. No primeiro dia de competições ocorreu uma falha e a organização esqueceu  de tocar o hino nacional do país que subia ao pódio. Aí quando o nosso atleta Diego, que foi campeão mundial subiu ao pódio,  todos atletas do Brasil começaram a canta o hino nacional. Assim todos os outros países também começaram a canta o hino de seus hinos imitando a atitude dos nossos atletas. Foi muito emocionante e jamais esquecerei desse momento”, contou Luiz.

Perguntamos para o Lacombe que tipo de conselho ele daria para uma pessoa se tornar um vencedor, seja na vida pessoal ou no esporte. 

“O que falo para uma pessoa ter sucesso  no esporte, primeiramente disciplina e gratidão. Respeito a quem te ensinou e quem te formou. Não importa a modalidade ou que seja na vida, a determinação, a humildade, gratidão, são pontos essenciais para que a pessoa vença  sabe, ou seja, determinação, vontade de vencer mesmo, todos os momentos você tem que construir, esse é o conselho que dou para as pessoas”, comentou  Lacombe. 

Outro ponto que o ex-técnico tocou foi na gratidão. Ele faz questão de citar e agradecer as pessoas que lhe deram a oportunidade no início de sua carreira.

“Primeiramente quero agradecer ao povo de Presidente Prudente que me acolheu e me recebeu com tanto carinho. Sou cidadão Prudentino, tenho muito orgulho de ter recebido esta honraria dos vereadores da Câmara Municipal. Tenho gratidão aos meus professores Chiderico Alan Castro; Antonio Flávio Testa, Manoel Botelho (In Momoriam); Celso Rodrigues, Sadamu Uriu, que até hoje ministra aula com 90 anos, enfim a gratidão é o ponto essencial de tudo nesta vida. Aquele que não tem gratidão, jamais conseguirá conquistar alguma coisa. Tenho gratidão também ao ex-presidente do Vasco da Gama do Rio do Janeiro, que nos apoiou com tanto carinho, o Vasco através dele patrocinou por um tempo o karatê de Presidente Prudente. O falecido Prefeito Agripino Lima que apoiou nos dando condições de estudos aos atletas quando não existia ainda Fies ou Prouni, e através da Unoeste foram disponibilizadas bolsas de estudos aos atletas do karate, numa parceria com a Amepp. Enfim, são pontos que jamais podem ser esquecidos essas pessoas que muito fizeram para nos ajudar e fortalecer ainda mais o karatê muito obrigado ao secretário de Esporte Secretário Claudinei Quirino. Chicalé te agradeço também pela lembrança, me lembro de estarmos juntos em várias competições, me lembro de um dos Jogos Regionais em Osvaldo Cruz onde nos emocionamos, enfim, os Jogos Abertos em Rio Preto foi uma das maiores emoção da minha vida. Todas as competições que disputamos foram importantes na minha vida, lutei pra isso, por resultados, por uma melhor performance é o que pode fazer uma pessoa grandiosa, com humildade, sabedoria e determinação acima de tudo”, finalizou Lacombe.