Startup Weekend Women Prudente: final emocionante e vencedores já conquistam espaço

22/05/2018

A terceira edição do Startup Weekend Prudente, a primeira na vertical 'Women', chegou ao fim na noite desse domingo (20). Fim de um evento, mas o início de um futuro empreendedor para 112 pessoas que foram impactadas durante as 54 horas de interação, mentoria e desenvolvimento de novos modelos de negócios nas dependências da Fundação Inova Prudente.

O vencedor da edição foi o grupo 'Let Me Order', um app que permite plena acessibilidade aos deficientes auditivos a partir de intérpretes disponíveis na palma da mão. "Comecei a observar e pesquisar a comunicação de surdos nos lugares por onde vou. Percebi que precisávamos criar algo que facilitasse esse diálogo, como, por exemplo, em lojas e unidades de saúde. Como ir a lojas ou médicos sozinhos? Com o app 'Let Me Order' teremos sempre um intérprete disponível”, pontua o líder da equipe e idealizador do projeto, Marcos Leandro Palansi da Silva, de 24 anos, que vive na pele essa situação no dia-a-dia.

Segundo Marcos Leandro, existe um app similar, mas muito limitado perto do oferecido por essa startup iniciada em 54 horas dentro do Startup Weekend Women, onde pelo menos 75% dos envolvidos, entre organização e participantes, obrigatoriamente foram mulheres.

 

Prefeitura já dá oportunidade de colocar a startup vencedora em prática

 

Logo ao final do evento, o secretário de Tecnologia da Informação de Prudente, Rogério Alessi, deu uma notícia que emocionou a todos, sendo aplaudido em pé. “A Prefeitura de tem interesse em implantar esse projeto nas Unidades de Saúde do município. Recebi uma ligação do prefeito [Nelson Bugalho] e temos orgulho de poder contribuir com a startup ‘Let Me Order’”.

 

Segundo lugar scaneia pés e leva o usuário ao calçado ideal sem sair de casa

 

A startup 'Par Único' começou com o projeto de tênis 3D na sexta-feira (18), utilizando sistema de escaneamento dos pés para produzir calçados exclusivos ao usuário. Entretanto, como é normal em edições do Startup Weekend, a ideia foi pivotada (termo utilizado para mudanças de planos, basicamente).

O porta-voz da equipe, o bauruense Renan Rodrigues, comenta sobre o processo. “Durante o Startup Weekend, pivotamos o projeto no sentido de transformar em um agente intermediador com o mercado já existente, garantindo escalabilidade e outros pontos essenciais para uma startup”.

A partir do novo modelo de negócios desenvolvido pelo grupo, os usuários seguem com o processo de escaneamento dos pés e a partir do que for detectado conecta com fornecedores de calçados ideais para sua necessidade.

 

Neo Vision é desenvolvida para cegos

 

A ideia de permitir que cegos consigam ter uma noção exata de objetos e futuramente acesso à leitura qualificada é o que motivou o grupo 'Neo Vision'. Uma das líderes é a estudante Camila Dias, de apenas 16 anos e a mais jovem participante desta edição do Startup Weeked Prudente. “Eu tinha que fazer TCC e ninguém demonstrou tanta confiança em meu projeto. Eu trouxe para cá, até desacreditada, e um grupo de pessoas maravilhosas somaram comigo e tornaram esse projeto em negócio”, declara.

O 'Neo Vision' consiste em um par de óculos que reconhece objetos por intermédio de inteligência artificial. Em uma nova etapa será possível a leitura qualificada de palavras, permitindo o acesso a informações, contos e outros tipos de literatura. “Queremos melhorar o que já tem e democratizar o acesso aos deficientes visuais, com custo de até 97% a menos”, conclui.

 

Menção Honrosa

 

A menção honrosa fica por conta do 'Blush', que surgiu de um bate-papo sobre os desafios de conseguir serviços de beleza em horário e local adequados ao usuário, como manicure, pedicure e cabeleireiros. Segundo Paulo Ortiz, de 26 anos e morador de Santo Anastácio, o Startup Weekend é como uma mãe, onde você pode explanar suas ideias e encontrar apoio suficiente para levar projetos adiante com uma equipe engajada.

 

Sobre o Startup Weekend

 

Presente em mais de 150 países e 700 cidades, superando 3 mil edições realizadas e 13 mil startups desenvolvidas, o Startup Weekend já se consagrou como o maior evento do mundo deste segmento. Sua origem foi no ano de 2007, nos Estados Unidos. O evento consiste em um final de semana com a mais profunda imersão que reúne profissionais de várias áreas para criarem protótipos de empresas ou projetos em apenas 54 horas. No Brasil, um dos cases de destaque é o aplicativo móvel Easy Taxi, já internacionalizado, presente em mais de 30 países.

 

Vitrine

 

Além de potenciais empreendedores, organizadores e mentores, investidores participam de edições do Startup Weekend em busca de uma nova oportunidade de investimento. Mas isso não é uma regra. Nem toda empresa é startup. Mas toda startup é capaz de se tornar empresa um dia, que é o momento em que o modelo de negócio cresce o suficiente para se manter, em ritmo mais acelerado do que os custos necessários para existir. Mas, devido às incertezas, é importante encontrar parcerias e investidores que aceitem os mais variados riscos. (Colaboração - Thiago Vendramini)