Sosp e Semob apresentam projeto de remodelação da Avenida JK, perto do Prudentão

04/08/2021

Para discutir o projeto de modernização e remodelação da Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, com adequações no trânsito, em rotatórias e canteiros, estiveram reunidos no gabinete da Prefeitura nesta quarta-feira (04/08) os secretários de Mobilidade Urbana, Luiz Edson Souza e o secretário de Obras Marcos Augusto Frois, para apresentação do estudo.

As adequações contemplam o primeiro trecho da JK, que vai do Lar dos Meninos até o Estádio Prudentão. A intenção do projeto é promover melhorias em pontos de conflito com maiores índices de acidentes, gerando maior segurança e fluidez no trânsito.

Participaram da apresentação, o engenheiro da Semob, Adriner Vinicius e o assessor da Sosp, Matheus Grosso.

As intervenções apresentadas envolvem: eliminação de canteiros abertos e implantação de rotatórias; implantação de sinalização semafórica na rotatória do Lar dos Meninos; Remodelação da Rotatória do Prudentão. O estudo inclui ainda a remodelação da rotatória do Jardim Cobral, onde também serão feitas intervenções.

O projeto conta com outras adequações como: Implantação de alça de acesso no Jardim Cobral e Humberto Salvador; Alargamento da Av. JK entre a Rua Antônio de Assis Carvalho e Rua Rosária Bongiovani Cândido; Pavimentação da marginal entre a Rua Ernesto Costa e Av. Antônio de Assis Carvalho.

As rotatórias deverão ser implantadas nos seguintes locais: entre a Av. JK e Rua Josefina Prestes Vila Real e outra entre a Av. JK e a Rua Rosária Bongiovani Cândido. Outras sugestões envolvem implantação de estacionamento em vagas paralelas.

A remodelação será feita através de dispositivos de segurança em regiões em expansão como a área da Avenida JK, onde será implantado o mirante. No local devem ser reposicionados os canteiros, além de ampliação da via, incluindo obras de drenagem, rotatórias e adequações em geral.

Foram apresentados pontos de maior intervenção e colocadas sugestões de canteiros a serem fechados na JK, devido ao alto índice de acidentes e as dificuldades na fluidez dos veículos. A eliminação de canteiros abertos solucionaria a questão conforme apontou o estudo.

O projeto de modernização e remodelação da Avenida JK. No primeiro trecho da JK do Lar dos meninos até o Prudentão deve ser feito com recursos próprios, e com recursos de emendas que o governo deve viabilizar para o município.