Solenidade marca lançamento do Serviço de Acolhimento Institucional Casa Abrigo

06/08/2021

Aconteceu na tarde desta sexta-feira (06/08), no Centro Cultural Matarazzo, a solenidade que marcou o lançamento do ‘Serviço de Acolhimento Institucional – Casa Abrigo’ para mulheres vítimas de violência e seus filhos, crianças ou adolescentes. Com adesão de Presidente Prudente e mais sete municípios, Martinópolis, Narandiba, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Rancharia, Regente Feijó e Taciba, a iniciativa é de cunho regional.

Como autoridades, participaram da mesa o prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas, o prefeito de Iepê e presidente do Ciop, Murilo Nobrega, a defensora pública, Giovana Rota, a representante do Coletivo Frente pela Vida das Mulheres, Aline Scarelli, a representante do Ministério Público do Trabalho, Vanessa Martini, a juíza de direito, Cibele Carrasco e a representante do Ministério Público Estadual, Vanessa Zorzam.

A Secretária de Estado da Secretaria de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, participou por meio de videoconferência.

Também estiveram presentes o prefeito de Martinópolis, Marco Antônio de Freita, o prefeito de Narandiba, Itamar Silva, o prefeito de Taciba, Alair Batista, o prefeito de Presidente Bernardes, Reginaldo Cardilo, e a secretária Municipal de Assistência Social, Clélia Tomazini.

A Casa Abrigo será gerida financeiramente pelo Ciop. Já a contratação e gestão dos funcionários será de responsabilidade da Organização Social ‘O Amor é A Resposta’, direcionada pelo Estado.

A defensora pública, Giovana Rota, conduziu a apresentação e discursou sobre a grandiosidade desse projeto. “Estamos há mais de 10 anos reivindicando a implantação da Casa Abrigo. Muito se tentou e hoje estamos concretizando. A partir de agora, precisamos de toda a rede de proteção unida para que o projeto avance. Precisamos romper o ciclo de violência e ajudar essas mulheres a serem inseridas, novamente, em sociedade”, declarou.

Como representante da Organização Social ‘O Amor é A Resposta’, que será responsável pela gestão administrativa dos serviços, esteve presente a coordenadora Maria Helena Veiga Silvestre, que apresentou a equipe que trabalhará diretamente no espaço reservado ao abrigo, entre educadoras sociais, psicóloga, assistente social e equipe de apoio. “Nossa obrigação é proteger e dar continuidade à vida. O local é de extremo sigilo, nem nossos familiares sabem sobre nosso local de trabalho”, explicou.

Representando as mulheres vítimas de violência doméstica, Lucy Lima testemunhou sobre seu caso, em um emocionante relato. “Eu dormi na rua com meus quatro filhos. Não tive a oportunidade de ser acolhida. Hoje é um dia de muita emoção. Dia de muita importância. Que esse projeto dê novo significado à vida dessas mulheres, assim como conseguir fazer com a minha”.

O prefeito Ed Thomas agradeceu a presença das autoridades e pela dedicação de todos os envolvidos. Ed também discorreu sobre o projeto, que era pauta desde sua atuação como deputado.

“Seria melhor se a Casa Abrigo não precisasse existir, porém essa não é a realidade. Estaremos juntos. Vamos em busca de parcerias e recursos junto ao Estado para ajudar quem mais precisa. Vamos fazer a diferença, custe o que custar. Hoje, como prefeito, me sinto extremamente agradecido em vivenciar esse momento”, concluiu Ed.