Solenidade marca convênio entre municípios e Comitê Paralímpico Brasileiro

09/08/2021

Na manhã desta segunda-feira (09/08), no Centro Cultural Matarazzo, a Prefeitura de Presidente Prudente participou da solenidade que formalizou o convênio entre os municípios da região e o Comitê Paralímpico Brasileiro, realizado por iniciativa da Coordenadoria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com a União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal)..

A mesa principal foi composta pelo prefeito, Ed Thomas, pelo vice-prefeito, Izaque Silva, pela secretária Municipal de Assistência Social (SAS), Clélia Tomazini, pelo coordenador do Direito da Pessoa com Deficiência, Carlos Augusto Carvalho Filho, pelo assistente técnico da Coordenadoria do Direito da Pessoa com Deficiência, Salvador Neto, pelo presidente da Câmara, Demerson Dias, pelo assessor da Secretaria Municipal de Esporte (Semepp), Rodrigo Araújo, pelo promotor de justiça, Márcio Kuhne, e pelos representantes do Comitê Paralímpico Brasileiro, Eliana Theodora da Silva Monzzoni, e David Faria Costa, que é coordenador do Programa de Educação Paralímpica.

O convênio, firmado entre 29 municípios e sete instituições, capacitará profissionais de educação física para o incentivo à procura e prática pelo esporte paralímpico.

De acordo com coordenador dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Carlos Augusto de Carvalho Filho, essa conquista não é só para Prudente, mas a toda região. “Possibilidade de inclusão e inserção. Estamos muito felizes. É um sonho, como professor de educação física”.

Salvador Neto, assistente técnico da Coordenadoria, que também compete como atleta por Presidente Prudente, declarou que é um primeiro passo de uma longa caminhada. “Sou repetitivo quando falo sobre acessibilidade e inclusão, mas temos que ser. Minha vida mudou quando conheci o esporte adaptado. Tive o prazer de competir e ganhar medalha representando minha cidade. Obrigada a todos que fizeram isso acontecer”.

Segundo a secretária da SAS, Clélia Tomazini, que é responsável pela Coordenadoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, é uma honra participar desse momento tão importante. “Quando convidamos o Professor Carlos e o Neto, já sabíamos da vontade de fazer acontecer. “Toda região ganhará. É mais um trabalho em conjunto, precisamos de parceria para obter sucesso. Esse dia é muito importante para nós”, declarou.

O presidente da Câmara, Demerson Dias, alegou que o convênio será um marco para Prudente e toda região.

Como representante do Comitê Paralímpico Brasileiro, David Faria Costa, que é deficiente visual, saudou toda administração do município pelo trabalho desempenhado e a todos que assinaram o convênio. “Momento extraordinário. Estamos aqui para tornar o esporte mais abrangente às pessoas com deficiência. Minha maior dificuldade sempre foi a limitação imposta pela sociedade, principalmente pela falta de informação e pelo preconceito. No Brasil, infelizmente, a inclusão ainda é muito mais teórica do que pratica.

Segundo Costa, a formação profissional possibilitará a disseminação do esporte inclusivo. “Os profissionais que serão formados por meio do convênio serão responsáveis por alcançar as pessoas com deficiência e, consequentemente, suas famílias”.

Por fim, o prefeito Ed Thomas, agradeceu a presença e participação de todos os envolvidos. “Representação e respeito acima de tudo. Neste projeto, é o executivo, o legislativo e o judiciário juntos para melhorar a vida das pessoas”.

O prefeito também declarou que o município tem projetos para o esporte paralímpico. “Prudente tem grandes estruturas. Somos terra de campeões olímpicos. Precisamos nos unir, planejar e organizar, pensando em um futuro próximo. Acredito na retomada pelo esporte. Um esporte inclusivo e para todos. Aqui é celeiro de bons profissionais, vamos investir em novos talentos”, concluiu Ed.